sábado, 27 de fevereiro de 2021

Pau Brasil:Parto Humanizado no Hospital Arlete Magalhães;saiba um pouco mais

 

Em Pau Brasil,sul da Bahia,equipes médicas do Hospital Arlete Magalhães têm se dedicado com apoio total da secretaria municipal de saúde,para tornar cada vez mais acessível e compreensível o ato de dar á luz uma nova vida.A prefeita Babi de Prado(PSD),declara-se muito feliz pelo desempenho de suas equipes e se coloca cada vez mais à disposição para melhorar ainda  mais os serviços de saúde no munícipio.

Parto humanizado é um conceito usado no Brasil para designar um nascimento que ocorre de acordo com os preceitos da humanização do parto.Entre os principais nortes da assistência humanizada ao parto,está o protagonismo da mulher e suas escolhas,considerando o momento não como um evento médico,mas social,emocional,familiar e espiritual.Assim, os profissionais de saúde deverão enxergar o nascimento como um acontecimento natural,sem a necessidade injustificada de interferências.

 Como é um parto humanizado?

Acompanhante durante o trabalho de parto e o nascimento:No Brasil,a lei já prevê que a parturiente tenha direito de escolher pelo menos um acompanhante durante o parto.Esse é um princípio importante do parto humanizado.

Comunicação efetiva:A equipe médica ou os envolvidos em um parto devem informar de forma clara à parturiente todos os procedimentos que serão feitos,bem como ouvir e considerar suas escolhas.Em um parto humanizado,não se pode,por exemplo,optar por uma intervenção cirúrgica sem o consentimento e a comunicação à gestante.

Cuidado respeitoso à mãe:Esse princípio requer que,durante o parto, sejam respeitadas a dignidade,confidencialidade e privacidade da gestante.

Técnicas de relaxamento para a dor:Se a parturiente quiser,a assistência ao parto deve oferecer massagens,música e incentivar técnicas de respiração para que a dor seja menor.

Alimentação e hidratação:Durante um parto humanizado,é essencial oferecer e permitir que a parturiente se alimente e beba água.

Respeitar a melhor posição para mulher.A mulher é a protagonista do parto.Por isso,ela deve escolher a posição em que se sente mais confortável para dar à luz.

Técnicas para prevenir lesão perineal: A equipe de assistência ao parto deve oferecer técnicas que aliviam e evitam lesões do períneo,como massagens e compressas quentes

Contato pele a pele: Logo após o nascimento,o bebê deve ser entregue à mãe para que tenham contato pele a pele.

Filho e mãe juntos: O bebê e a mãe saudáveis não devem ser separados durante os primeiros dias de vida

Amamentação logo após o nascimento: Deve ser estimulado que o bebê seja amamentado pela mãe o quanto antes.

Como não é um parto humanizado?

No parto humanizado,a mulher deve ficar livre para escolher a melhor posição para parir,e não ficar necessariamente deitada

Esterilização vaginal:A OMS não recomenda a esterilização vaginal com clorexidina

Depilação dos pelos pubianos:Os pelos da gestante não precisam ser retirados para o parto

Lavagem intestinal:Um parto humanizado não admite a lavagem intestinal da gestante antes do nascimento

Negar anestesia: A equipe médica não pode negar à gestante que sejam dadas anestesias ou feitos outros procedimentos para reduzir a dor durante o parto

Aceleração do trabalho de parto: A OMS entendeu que uma dilatação com velocidade menor que 1 centímetro por hora não é uma indicação de que deve haver qualquer intervenção obstétrica.O órgão ressalta que, principalmente antes da dilatação de 5 centímetros,o uso de intervenções médicas em gestantes saudáveis(como aplicação de ocitocina ou opção pela cesárea)não é recomendado.Para o órgão internacional,cada parto é único e progride de formas diferentes.

Romper a bolsa amniótica:A humanização do parto prevê que,em caso de gestantes saudáveis,a bolsa amniótica não deve ser rompida pela equipe médica

Episiotomia: Não é recomendado que o corte feito na região entre vagina e ânus seja uma rotina.

Manobra de Kristeller: Este procedimento consiste em pressionar a parte superior do útero para acelerar a saída do bebê.Ele pode levar a traumas tanto no bebê quanto na mãe.

Corte do cordão umbilical antes de 1 minuto de vida:A OMS recomenda que se espere,no mínimo,1 minuto do nascimento para se cortar o cordão umbilical.

Aspiração nasal ou oral no bebê:Nos casos de bebês que nasceram saudáveis e respiraram naturalmente após o nascimento,não é necessário que a equipe aspire seu nariz ou sua boca.

Vantagens do parto humanizado para a mãe

Um parto humanizado considera o protagonismo da mãe,o que é,por si só, um benefício.Segundo Érica de Paula,psicóloga e doula,um parto com assistência humanizada garante à mulher que ela só vai passar por intervenções caso seja necessário. 

Andrea Rebello,ginecologista e obstetra,também ressalta os benefícios emocionais,pois a mulher é acolhida e amparada em um momento que, apesar de ser muito especial,é de fragilidade.Assim,um parto com assistência humanizada é positivo tanto para a saúde física quanto mental.

Vantagens do parto humanizado para o bebê

A humanização do parto só passa a considerar a cesárea como via de nascimento em casos estritamente necessários e justificados.Por isso,a maioria dos bebês nasce pela via vaginal,o que traz benefícios à imunidade e sistema respiratório.Há também pesquisas que indicam que o parto normal está associado ao menor risco de algumas doenças na infância."Quando esses bebês nascem,eles não choram escandalosamente",comenta a obstetra.Sair do útero para o mundo externo pode ser muito traumático.Quando respeitada a sua hora,esse momento tende a ser mais tranquilo também para o recém-nascido. 

Assim como a mãe,esse bebê nascido com uma assistência humanizada não sofrerá nenhuma intervenção desnecessária(colírio nos olhos, aspiração,esfregação,banho precoce),bem como ficará próximo à mãe,o que é importante para estabelecer um vínculo entre os dois.

ADICIONE o WhatsApp do Blog Paulo José-Compromisso com a Verdade,Compromisso com Você! 73 9 9941-5577   Clique aqui e siga nossa página no Facebook

 

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.