sábado, 19 de outubro de 2019

Estudantes de Camacan e Panelinha participam de aulão do Programa Universidade para Todos na UESC



Na contagem regressiva para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio(ENEM),que serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro, estudantes da região Sul do Estado participaram neste sábado(19),com início às 10h,do aulão do programa Universidade para Todos,na Universidade Estadual de Santa Cruz(UESC),na rodovia Ilhéus-Itabuna. O UPT é promovido pela Secretaria da Educação do Estado(SEC)em parceria com as quatro universidades estaduais(UESC,UNEB,UEFS e UESB),com o objetivo de fortalecer a política de acesso à Educação Superior.
Além de estudantes de Itabuna,Ilhéus,Uruçuca,Coaraci,Itacaré,Canavieiras,Ibicaraí,Gandu e Almadina,o aulão do UPT na UESC,reuniu estudantes do programa  de Camacan.A saída ocorreu às 5:30h da manhã,levando alunos da sede e do distrito de São João do Panelinha,sob os cuidados do professor e coordenador Ad hoc(pois a titular,Sônia Badaró,encontra-se de licença),Jhone Gama-,no qual ressaltamos sua garra e determinação em defesa de seus estudantes para que todos fôssemos e voltássemos  em seus devidos lugares de assento no transporte universitário,já que um pequeno tumulto ameaçava os cursistas de terem que ceder seus lugares a alguns universitários insatisfeitos(surpresos)com nossas presenças-,lembramos ainda que o transporte foi cedido pela secretaria de educação do município,de forma democrática a todos que de alguma maneira contribuímos para o bem da cidade.Ao professor e universitário Jhony,nossos agradecimentos!
Para este sábado,as revisões foram focadas nas disciplinas de Química e Física.Com cerca de 600 estudantes,o encontrão  contou com abertura cultural de Mário Moreira,monitor do UPT de Gandu,que fez uma apresentação sobre a inclusão do negro na sociedade.
A atividade contou com a participação do secretário da Educação do Estado,Jerônimo Rodrigues,do pró-reitor de extensão da universidade,Alessandro Santana,do coordenador de Projetos Estratégicos da SEC,Marcius Gomes,e da coordenadora geral do UPT, Patrícia Machado. 
O secretário Jerônimo Rodrigues falou sobre a importância do programa como potencializador da inserção dos estudantes nas universidade."Nestas ações os estudantes têm a oportunidade de fortalecer o aprendizado que já vem sendo desenvolvido nas escolas e também presenciar o ambiente e ocupar desde agora o espaço na universidade.Queremos que estes estudantes possam ter a oportunidade de conquistar as vagas dos cursos que desejarem", ressaltou.
''Uma porta aberta para o futuro.Uma chance de melhorar a nossa vida e de nosso país,que só se tornará forte e competitivo de verdade se houver pessoas qualificadas.Se houver investimento em educação'',Paulo José(Redator do Blog e cursista).
O pró-reitor Alessandro Santana destacou o papel do UPR na preparação dos estudantes para o ENEM."Nós estamos em todas as cidades da região trazendo os estudantes para a sala de aula em um curso preparatório para o ENEM.Nós damos uma expectativa de que o futuro pode ser promissor para eles.São estudantes das universidades que são monitores deste programa com a coordenação dos professores e com o apoio total da Secretaria da Educação do Estado",contou.
Dos alunos,ouvimos muitas palavras de esperança e de sonhos por realizar,’’muitos de nós poderemos ser o primeiro na família a cursar um nível superior e isso é maravilhoso,é estimulador’’,contou Beatriz Louzada de Ibicaraí.
SOBRE O UPT
Em 2019,foram disponibilizadas 11.505 vagas do programa.São 202 locais de funcionamento,distribuídos em 143 municípios do Estado da Bahia.O curso pré-vestibular é presencial,com carga horária de 20 horas semanais e aulas das disciplinas Português,Redação,Matemática, Física,Química,Biologia,Literatura,Língua Estrangeira(Inglês ou Espanhol),História e Geografia.Os aulões são mais uma ação pedagógico para potencializar este processo de ensino e aprendizagem.

Ainda segundo Rosana Cruz,do município de Gandu,que pretende cursar Licenciatura em Matemática,o UPT fortalece o aprendizado que vem sendo realizado na escola."Com a correria do último ano do Ensino Médio,o programa serve como uma revisão importante do que estamos aprendendo.Assuntos e detalhes que,às vezes,deixamos passar,acabam sendo tratados nos aulões que têm uma dinâmica de aprendizado bem legal",relatou.























SE VOCÊ tem alguma denúncia ou algo importante  e quer contar pra todos,colabore com a reportagem do BLOG PAULO JOSÉ e envie seu material para o e-mail: fvpaulojose@gmail.com
ADICIONE nosso WhatsApp 73 9 9941-5577



0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:


Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;

2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.

Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.