segunda-feira, 25 de março de 2019

Mandioca pode combater o mosquito da dengue


Um subproduto da mandioca pode combater mosquito da dengue e gerar uma nova fonte de renda para os produtores.No processo de produção da farinha,quando a mandioca é prensada, ela remove um líquido amarelado,a manipueira.A parte sólida dessa extração é usada para produzir a tapioca e a farinha. 
Foto Reprodução
Mas a manipueira agride o meio ambiente, por causa da elevada carga de ácido cianídrico, venenoso e nocivo.Submetida a um simples procedimento para eliminar o ácido, a manipueira tem sido usada como matéria-prima para a fabricação de vinagre e sabão.Também é usada no controle de pragas da lavoura,como adubo e complemento alimentar para o gado. Muitas vezes, porém, o líquido acaba sendo descartado. Agora uma nova utilidade pode ser extraída da manipueira.Uma pesquisa de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Química,da Universidade Federal de Sergipe (UFS), de Jussiene Costa, identificou que o subproduto da manipueira tem potencial para ser utilizado no combate ao mosquito Aedes aegypti.A ideia da pesquisa surgiu da professora Valéria Priscila de Barros, orientadora de Jussiene.O objetivo era desenvolver um modo de eliminação do mosquito que causasse menos impacto ambiental.E a manipueira se mostrou eficiente na mortalidade das larvas.Jussiene fracionou a manipueira em resíduo bruto, centrifugado e liofilizado. Depois depositou o produto em copos, adicionou 20 ml de água e 20 larvas do mosquito em um. Os resultados demonstraram que a manipueira mata as larvas do Aedes aegypti.A eficiência foi provada no resíduo bruto e no centrifugado, sendo este mais eficiente devido à eliminação ser causada em menores concentrações.O trabalho ainda requer mais testes,porem promete ser uma boa alternativa (UFS).
S E VOCÊ tem alguma denúncia ou algo importante  e quer contar pra todos,colabore com a reportagem do BLOG PAULO JOSÉ e envie seu material para o e-mail: fvpaulojose@gmail.com

ADICIONE nosso WhatsApp 73 9 9941-5577

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.