quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Confira tudo o que precisa sobre as eleições


Que acontece neste domingo,7 (primeiro turno),das 8h às17h.Se houver segundo turno para Presidente ou para Governador, ele acontece no dia 28, com a votação também começando às 8h e terminando às 17h . 

A ordem de votação na urna eletrônica é deputado federal, deputado estadual (ou deputado no DF), senador um, senador dois, governador e presidente. Todo brasileiro maior de 18 anos e menor de 70 é obrigado a votar.
 No site do TSE (tse.jus.br) você pode conferir se está apto a votar, qual sua seção eleitoral e o local da votação.Nele também é possível conhecer os dados de cada candidato e baixar o programa que dará o resultado em tempo real. 
Urna e votação 
Se houver falha na urna eletrônica e ela não puder ser trocada, você votará com cédulas em papel, uma para as eleições majoritárias, amarela, e outra para as proporcionais,branca. No momento da votação, o eleitor recebe as duas cédulas abertas. 
Ocorrendo votação por cédulas, a apuração desses votos é feita na urna eletrônica, sendo os votos lidos um a um e registrados na urna. Ao final é expedido o boletim de urna com o resultado da votação naquela seção. 
Têm prioridade para votar os eleitores com mais de 60 anos, doentes, com deficiência ou mobilidade reduzida, grávidas, lactantes, candidatos, juízes eleitorais, promotores eleitorais, funcionários a serviço da Justiça Eleitoral e policiais militares em serviço. 
Se não votar, você deve justificar sua ausência. Se não o fizer ou se a justificativa não for aceita pelo juiz eleitoral,deverá pagar multa arbitrada por esse juiz.O eleitor que deixar de votar em três turnos consecutivos terá seu título cancelado. 
Votação 
O eleitor cego pode votar normalmente,porque o teclado da urna eletrônica oferece relevos em braile.Quem não lê braile pode se orientar a partir do ponto de identificação da tecla nº 5. As urnas também possuem sistema de áudio, disponibilizado quando solicitado. 
Para votar é necessário levar documento oficial de identificação com foto. Para quem cadastrou a biometria, outra opção é levar o e-Título no celular,que vale como documento de identificação para os biometrizados. 
A Justiça Eleitoral recomenda ao eleitor levar o título em sua versão digital (e-Título) ou impressa para facilitar a identificação da seção eleitoral. Os cadastrados por biometria vão colocar o dedo no leitor biométrico para a identificação. 
Leve uma cola 
Você não só pode como deve levar uma “cola” com os números de seus candidatos preferidos. Mas na hora de votar você não pode levar celular, máquina fotográfica nem filmadoras para a cabine. Filmar ou fotografar o voto é crime. 
Você pode votar usando short,bermuda ou chinelo.Caso perca a votação do primeiro turno, pode votar normalmente no segundo, se houver. Mas ainda terá que justificar a ausência no primeiro junto ao juiz eleitoral. 
Votos brancos e nulos não anulam uma eleição mesmo que sejam 99% do total. Na contagem, ambos são excluídos do cálculo de votos válidos. No entanto, como cada voto nulo ou em branco diminui a necessidade de votos válidos, isso acaba ajudando quem lidera a disputa.
CLIQUE AQUI E CURTA NOSSO BLOG NO FACEBOOK

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.