sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Deputados baianos de esquerda disputam batismo de aeroporto em Conquista

Ainda em construção e com previsão para começar a operar somente em 2018, o novo aeroporto comercial de Vitória da Conquista já conta com três propostas de nome, apresentadas em forma de projeto de lei por parlamentares baianos ao Congresso Nacional.
Jorge Solla e Valmir Assunção (ambos PT), e Alice Portugal (PCdoB) sugeriram nomes de personalidades da arte e da política baiana para batizar o terminal. Para Solla, merece a homenagem o cineasta Glauber Rocha, natural de Conquista; para Assunção o tributo deveria ser prestado ao ex-deputado e ex-prefeito Jadiel Vieira; e para Alice, ao também ex-prefeito José Fernandes Pedral Sampaio.

Na proposta de Solla (PL 6595/16), Glauber Rocha é nominado como o “o maior cineasta do Brasil”. Nascido em Conquista em 1939 e apesar de ter morado no município somente até os 9 anos de idade, Glauber é ressaltado como fundador de uma estética experimental brasileira que explorou em sua arte a cultura sertaneja e as mazelas do nosso povo. “Glauber Rocha já recebeu diversos títulos e honrarias pós mortem; nada mais justo do que batizar obra de tamanha relevância em sua cidade natal”, defende o petista.
Já o projeto de Alice ressalta a biografia do político esquerda e ex-prefeito por três vezes, o engenheiro José Fernandes Pedral Sampaio. Preso político na Ditadura Militar enquanto comandava a prefeitura de Conquista, José Pedral é qualificado como grande homem público, que resistiu ao autoritarismo e retornou à gestão pública no voto popular. “É merecida homenagem a este grande cidadão”, defende.
O perfil do homenageado de Valmir também é parecido: ex-prefeito e ex-deputado federal de esquerda, que desafiou a ditadura militar ao se candidatar em 1972 e vencer. “Jadiel foi um incansável defensor da democracia, dos direitos das pessoas mais pobres de Vitória da Conquista. Quando médico da Santa Casa de Misericórdia foi perseguido e demitido por discordar do regime militar e externar as suas opiniões. Para ele, Vitória da Conquista não combinava com conservadorismo, arbítrio, atraso, mas sim com progresso, futuro, democracia”, defende o texto.
AEROPORTO – Através de convênio firmado entre a Secretaria de Aviação Civil e o Governo do Estado da Bahia no valor de R$ 45 milhões, a construção do novo aeroporto comercial de Vitória da Conquista está em execução, com previsão de início das operações no primeiro semestre de 2018.

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.