sábado, 18 de janeiro de 2020

Enem 2019; confira sua nota

Os cerca de 4 milhões de participantes do Enem 2019 poderão conferir seus desempenhos nesta sexta-feira(17).As notas no exame dão acesso às vagas em universidades federais e a programas como o ProUni (Programa Universidade para Todos)e o Fies(Financiamento Estudantil).
Os estudantes já podem consultar o desempenho na prova, segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão do MEC (Ministério da Educação). O acesso às notas é feito pela página do participante ou no aplicativo do Enem.
O acesso exige login com CPF e senha. Para quem esqueceu a senha, o sistema permite recuperá-la -o código cadastrado é enviado para o email do participante. Os estudantes terão acesso às pontuações da redação (que varia de 0 a 1.000) e de cada uma das quatro áreas do conhecimento da prova: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática.
Como o Enem é elaborado com a chamada TRI (Teoria da Resposta ao Item), as notas de cada área do exame não refletem apenas a quantidade de itens certos. O desempenho do participante depende também de quais questões foram assinaladas corretamente. Dessa forma, dois candidatos com o mesmo número de acertos podem ter pontuações diferentes. Acertar questões difíceis e errar fáceis, por exemplo, pode resultar em notas mais baixas.
Para os “treineiros”, aqueles que fizeram a prova e não concluíram o ensino médio em 2019, o boletim individual só será publicado em março de 2020, de acordo com o Inep. Os participantes não terão ainda o acesso ao espelho de correção das redações, mas somente às notas. Isso deve ocorrer apenas em março.
A pontuação do Enem também pode ser usada nos processos seletivos de instituições de educação superior de Portugal. O Inep tem acordo interinstitucional com 47 universidades portuguesas. Cada instituição define as regras e os pesos para uso das notas. Os três principais programas do MEC com relação ao ensino superior, e que preveem o uso do Enem, já estão com os cronogramas definidos.
Confira:
Sisu (Sistema de Seleção Unificada)
Sistema que concentra as vagas de instituições públicas de ensino superior oferecidas a candidatos participantes do
Enem
Inscrições: 21/1 a 24/1
1ª chamada: 28/1
Site: www.sisu.mec.gov.br
ProUni (Programa Universidade Para Todos)
Permite a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação em instituições privadas
Inscrições: 28/1 a 31/1
1ª chamada: 4/2
site: siteprouni.mec.gov.br
Fies (Financiamento Estudantil)
O governo financia cursos em instituições privadas
Inscrições: 5/2 a 12/2
1ª chamada: 26/2
Site: fiesselecaoaluno.mec.gov.br
SE VOCÊ tem alguma denúncia ou algo importante  e quer contar pra todos,colabore com a reportagem do BLOG PAULO JOSÉ e envie seu material para o e-mail: fvpaulojose@gmail.com
ADICIONE nosso WhatsApp 73 9 9941-5577

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.