quinta-feira, 26 de julho de 2018

Mutirão de Cirurgias chega à Camacan e a outras cidades sul baianas


O programa Mutirão de Cirurgias chega à região Sul do Estado, na segunda-feira (30). A ação da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia vai atender à população de Camacan e municípios vizinhos: Buerarema, Ibicarai, Itaju do Colonia, Jussari, Pau Brasil, Santa Cruz da Vitória e São José da Vitória. A unidade móvel ficará estacionada até terça (31), na Praça Rui Barbosa (Pracinha do Bebé), no prédio da Cáritas, em Camacan, onde os pacientes passarão pela triagem das 7h às 17 h.
Foto Reprodução:Google
Já nos dias 2, 3 e 4 de agosto, na Praça Cultural, também das 7h às 17h, o Mutirão de Cirurgias vai atender os moradores de Ubaitaba, contemplando, ainda, a população de Itapitanga, Maraú, Itabuna, Itajuipe, Ubatã, Itape, Ubaitaba, Almadina, Aurelino Leal, Barro Preto, Coaraci, Floresta Azul, Gongoji e Ibirapitanga. 
Os pacientes deverão chegar aos locais de atendimento munidos do cartão do SUS, carteira de identidade, comprovante de residência e os exames indicando a cirurgia. Os pacientes passam por consulta com cirurgião e realizam exames pré-operatórios para serem submetidos a uma das cirurgias ofertadas pelo programa: hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica), histerectomia, colecistectomia e tireoidectomia (retirada da tireoide), no caso dos pacientes adultos. Para quem tiver a indicação de cirurgia de vesícula precisa estar em jejum para a realização do exame de ultrassonografia (USG). Já as mulheres que farão o procedimento de histerectomia é necessário levar o exame preventivo atual e o Beta HCG. 
Para crianças de 4 a 13 anos são disponibilizadas as cirurgias de amigdalectomia com adenoide; hernioplastias inguinal, umbilical e epigástrica; e retossigmoidectomia (retirada da bolsa de colostomia). Para isto, os responsáveis devem se dirigir às unidades móveis com toda a documentação para fazer o cadastro, etapa que não requer a presença das crianças. 
Para obter a informação sobre se o cadastro foi realmente efetivado deverá consultar a lista única, disponível no site do Programa, ou ir até a Secretaria Municipal de Saúde de seu município e checar. Caso algum paciente possua exames indicando a necessidade de uma das cirurgias oferecidas pelo programa, mas não estiver com o nome na lista, pode se dirigir ao local do atendimento munido com os exames e os documentos acima relacionados. 
O Mutirão de Cirurgias segue no mês de agosto pelos municípios de Santa Cruz de Cabrália (6 e 7); Eunápolis (9 a 11); Prado (13 e 14), Medeiros Neto (16 a 18), Entre Rios (20 e 21), Inhambupe (23 a 25), Marcionilio Souza (27 e 28); Itaberaba (30 e 31). Em setembro já estão agendadas as cidades de Itaberaba, Itaguaçu da Bahia, Barra do Mende, Uauá, Campo Alegre de Lourdes, Santo Amaro, São Sebastião do Passé e Cocos.

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.