segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Itamarati na lista dos distritos com potencial para se transformar em município

Cerca de vinte distritos de municípios baianos terão possibilidade real de transformar-se em município, caso a presidente Dilma Roussef (PT) sancione na íntegra a Lei que devolve às assembleias legislativas a prerrogativa de criar cidades. A Lei já foi aprovada na Câmara dos Deputados e também no Senado Federal.
A Bahia atualmente possui mais de 100 distritos com potencial para serem emancipados. Contudo, apenas 20 superam a primeira barreira imposta pela lei: uma população superior à média das cidades de pequeno e médio portes da região. A Lei prevê a realização de um plebiscito como etapa final para emancipação.
No sul da Bahia apenas os distritos de Itamarati, pertencente ao município de Ibirapitanga; Taboquinhas, distrito de Itacaré; Arraial D’Ajuda, distrito de Porto Seguro. Outros distritos da região, a exemplo de Japumerim (Itagibá) e Algodão (Ibirataia), não estão na lista dos distritos com potencial para conseguir a emancipação. (Ubatã Notícias)



BLOGUEIRO DIZ: A Bahia atualmente possui mais de 100 distritos com potencial para serem emancipados. Contudo, apenas 20 superam a primeira barreira imposta pela lei: uma população superior à média das cidades de pequeno e médio portes da região.No Nordeste, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a linha de corte será uma população de 8.784 habitantes.
Além da população mínima, o distrito também terá de coletar assinaturas de pelo menos 20% do eleitorado local, provar que possui viabilidade econômica e ainda enfrentar um plebiscito que vai abranger toda a população, incluindo a sede, para tornar-se um município.


0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.