domingo, 27 de outubro de 2013

FESTA para graduados em Engenharia em Arataca

O bacharelado em Engenharia Agronômica da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), com ênfase em Agroecologia, gradua mais uma turma com 41 estudantes que vivem em assentamentos. A cerimônia ocorreu neste sábado (26), às 19 horas, no assentamento Terra Vista, localizado no município de Arataca, no Litoral Sul da Bahia. Trata-se da primeira turma em Engenharia Agronômica ligada ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
O curso, que possui duas turmas, iniciadas em 2007, é fruto de uma parceria entre o Incra e a Uneb, por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) e com a participação dos movimentos sociais de luta pela terra. A primeira turma graduou-se no último dia 12 de outubro, no Campus IX da Uneb, em Barreiras.
Presenças, no assentamento Terra Vista, do Reitor da Uneb, Lourisvaldo Valentim, da secretária de Políticas para as Mulheres, do governo do estado, Vera Lúcia Barbosa, do diretor executivo da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), do governo estadual, Vivaldo Mendonça e do superintendente regional do Incra/BA, Luiz Gugé Fernandes.
Agroecologia - A engenheira agrônoma Lucinéia Durães destaca que a formatura é uma conquista histórica. “Voltaremos para nossas casas para socializar o conhecimento junto aos trabalhadores rurais”, conta. Lucinéia vive na área de reforma agrária Ernesto Che Guevara, que fica no município de Wenceslau Guimarães, no território de identidade do Baixo Sul.
Terra Vista - O diferencial dessa turma é que as aulas foram ministradas no Centro Integrado Florestan Fernandes, que fica no assentamento Terra Vista. A área de reforma agrária é referência na região tanto pela agro ecologia, como pela educação no campo.
O  Terra Vista possui o certificado pelo Instituto Biodinâmico (IBD). As famílias cultivam cacau orgânico e resistente a pragas, possuem viveiros e estufa onde produzem até 150 mil mudas de plantas típicas da Mata Atlântica e frutíferas ao mês. Nesse semestre, começaram a produção do chocolate orgânico.

Além do Centro Integrado Florestan Fernandes, o  Terra Vista abriga o Centro Estadual de Educação Profissional do Campo Milton Santos (CEEPC), mantido pelo governo do estado, e que oferece cinco cursos técnicos para 654 estudantes da região.  Junto ao Ensino Fundamental são 854 estudantes atendidos.


BLOGUEIRO DIZ: Participaram ainda desta festa a prefeita de Camacan Ângela Castro,prefeito de Arataca Fernando Mansur  (Ferlu),este blogueiro acompanhado do empresário Sarampo da Utilar Móveis,e a animação musical contou ainda com grande apresentação do forrozeiro Edgar Mão Branca.



0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.