Trecho
considerado bem perigoso da rodovia BR-101, temida por inúmeros
acidentes que ocorrem na pista,a CURVA DO CASSIMIRO,agora tem radar/60 KM/H
Quem
trafega por ali diariamente presencia vários acidentes durante o dia﹘alguns durante
à noite﹘,e
não é atoa que a curva dessa estrada,após o município de São
José da Vitória é temida e considerada muito perigosa por todos.
A
sinalização do local é precária e a vegetação às margens da
rodovia é,outro problema que engana o condutor,talvez por esse
motivo,muitos motoristas desavisados ficam sujeitos aos acidentes
nessa curva,pois não percebem o perigo que estão a enfrentar mais
adiante.
O
acostamento dessa parte da rodovia é em declive e muito acentuado.
Caso algum motorista necessite utilizar o acostamento,terá que
adentrá-lo bem devagar, para evitar o tombamento do veículo.
O
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes(DNIT),iniciou
nesta quarta-feira,17,serviço de instalação de um RADAR,cuja
velocidade permita é de 60 quilômetros por hora.
Para
o delegado de Polícia Civil Israel Fitterman,titular das delegacias
de São José da Vitória e Arataca,a medida evitará muitas
mortes,e acidentes graves poderão ser evitados
Cada
vez mais comum nas cidades e rodovias brasileiras,os radares são
mecanismos de suporte à segurança,atuam não poucas vezes como
instrumentos de educação e protegem pedestres e motoristas.
Alvos
de diferentes opiniões tornaram-se populares pela função exercida
na prática,quer dizer,flagrarem motoristas que insistem em cometer
abusos e não observar as indicações legais(leis) de trânsito do
país.
No
Brasil, desde que começaram a ser empregados para a diminuição de
acidentes e mortes no trânsito em 1999,os radares,de fato,
proporcionaram uma significativa redução no número de acidentes e
mortes viárias.
Contudo,
mesmo atuando como instrumentos de prevenção, os radares não são
suficientes para zerar os índices de acidentes e mortes no trânsito.Além da tecnologia,existem outros aspectos que também precisam ser
alterados,como a qualidade do pavimento,sinalizações mais claras(que não estejam tapadas pela vegetação),além de células de
fiscalização,como operações da polícia rodoviária e militar.
COMO FUNCIONAM OS RADARES?
Antes de falarmos como os radares funcionam,precisamos destacar
quais são os componentes que o constituem,sendo estes os
responsáveis pelo funcionamento dos dispositivos.
Um radar é composto por uma antena com dupla função,quer
dizer,em momentos diferentes do processo de funcionamento de um
radar essa antena atua como transmissora de sinais, em outra fase,receptora.
A transmissão de sinais ocorre através de pulsos
eletromagnéticos de alta potência, isto é, pulsos de alta energia
com largo espectro, curto período, ou seja, cuja repetição do
evento se dá em um curto intervalo de tempo, além de um feixe muito
estreito.
Uma vez emitidos esses sinais, eles se alargam em forma de cone e
se propagam pelo espaço até atingirem algum alvo (aviões,
helicópteros, etc.).Posteriormente,são refletidos e retornam para
as antenas emissoras que, neste momento, tornam-se receptoras de
sinais.
Como a velocidade e o tempo de chegada do eco são conhecidos,
consegue-se com facilidade calcular a distância de um objeto. Além
disso, é possível saber se o “alvo” está se afastando ou
aproximando da estação. Isso é possível graças ao efeito
Doppler.
O QUE É EFEITO DOPPLER?
O efeito Doppler é um fenômeno pertencente ao ramo da física
observado nas ondas quando emitidas ou refletidas por um objeto que
está em movimento tendo o observador como referência.
Este efeito é percebido, por exemplo, quando escutamos um carro
de polícia passando com a sirene ligada. Cada vez que o carro se
aproxima do ponto do observador, o tom do som fica mais agudo. Ao
passo que quando o carro se distancia, o tom fica mais grave.
QUE TIPOS DE RADARES DE TRÂNSITO EXISTEM?
Grande parte dos motoristas do país, se não todos, conhecem os
dois tipos mais famosos de radares empregados no trânsito do Brasil:
os radares fixos e os móveis.
RADARES FIXOS
Nas avenidas mais movimentadas das cidades brasileiras, este tipo
de radar está presente. Normalmente,são fixados em postes e
possuem câmeras que atuam no controle e captação visual de
informações.
Vale ressaltar que é previsto em lei que as vias onde existam
radares desse tipo devem possuir avisos, a título de sinalização,
que indiquem aos motoristas a presença destes dispositivos. Isso,
para evitar que sejam pegos de surpresa.
Os radares fixos são compostos não somente por câmeras, mas,
ainda por sensores e um computador, responsável por calcular a
velocidade e transmitir dados até as centrais que gerenciam esses
aparelhos.
Os radares fixos são mesmo radares?
Muitos pesquisadores discutem o fato de os radares fixos serem
mesmo radares, e mostraremos porque isso acontece. Como vimos, um
radar é um dispositivo que emite ondas eletromagnéticas em curtos
espaços de tempo que, ao se encontrar com um corpo, reflete-as
criando o efeito Doppler, que mensura a distância e velocidade de um
objeto.
No caso dos radares fixos, o funcionamento desses dispositivos não
ocorre dessa forma, quer dizer, não há emissão de ondas. Na
realidade, o que acontece é uma desativação momentânea do campo
eletromagnético.
RADARES MÓVEIS
Diferentemente dos radares fixos, não há dúvidas em relação à
nomenclatura dos radares móveis. De fato, esse tipo de radar
funciona da mesma forma como aqueles utilizados nos campos de guerra.Esses aparelhos emitem sinais de rádio direcionados aos carros,
sejam aqueles empunhados pela polícia rodoviária federal, ou os que
ficam em determinados trechos nas rodovias.
O intervalo entre uma emissão e outra é constante, contudo, pela
movimentação dos automóveis, os reflexos apresentam diferenças
entre si por não possuírem mesma constância. A diferença entre as
reflexões equivale ao efeito Doppler que explicamos há pouco.
Através desse efeito (Doppler), o equipamento realiza cálculos e
fornece a velocidade em instantes. Normalmente, para que os
resultados sejam mais confiáveis, utiliza-se dois destes
equipamentos.
CONCLUSÃO
Como vimos,dos radares empregados nas rodovias e avenidas
brasileiras para controle e fiscalização,existem dois tipos
possíveis de equipamentos,sendo móveis ou fixos,todavia, os
objetivos de ambos são os mesmos: fiscalizar motoristas.
Muitas pessoas reclamam a grande quantidade de radares que ocupam
as estradas brasileiras e,de fato,o número tem crescido.Mas,enquanto as pessoas insistirem em não seguir as leis,os órgãos de
fiscalização impõem medidas que ameaçam a carteira(financeiramente falando)e, quando isso acontece,as pessoas
obedecem as regras.
Motorista
tenha muito cuidado ao passar por lá! Reduza a velocidade e evite
acidentes!
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