quinta-feira, 19 de março de 2020

Covid- 19 : Saiba a diferença entre quarentena e isolamento


Em meio à pandemia do novo coronavírus pelo mundo,uma das grandes dúvidas está na diferença entre quarentena e isolamento.De acordo com a portaria nº356/3020 do Ministério da Saúde,a quarentena tem como objetivo garantir a manutenção dos serviços de saúde em local certo ou determinado.                                                                          Da Agência Brasil
A medida é um ato administrativo,estabelecido pelas secretarias de saúde dos estados e municípios ou do ministro da Saúde e quem determina o tempo são essas autoridades.“A medida é adotada pelo prazo de até 40 dias,podendo se estender pelo tempo necessário”,diz o documento.
Isolamento
Já o isolamento,serve para separar pessoas sintomáticas ou assintomáticas,em investigação clínica e laboratorial,de maneira a evitar a propagação da infecção e transmissão.Neste caso,é utilizado o isolamento em ambiente domiciliar,podendo ser feito em hospitais públicos ou privados.Ainda segundo a norma do Ministério da Saúde,o isolamento é feito por um prazo de 14 dias–tempo em que o vírus leva para se manifestar no corpo–podendo ser estendido,dependendo do resultado dos exames laboratoriais.
Casos suspeitos que estão sendo investigados também devem ficar em isolamento.Se o exame der negativo,a pessoa é liberada da precaução.
“O isolamento não é obrigatório,não vai ter ninguém controlando as ações das pessoas.Ele é um ato de civilidade para a proteção das outras pessoas”,orientou o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde,Wanderson de Oliveira.Já a quarentena,segundo o Ministério da Saúde,é uma medida obrigatória,restritiva para o trânsito de pessoas, que busca diminuir a velocidade de transmissão do novo coronavírus. Ambas são medidas de saúde pública consideradas fundamentais para o enfrentamento da pandemia e Covid-19. 
Viagem
Desde de 13 de março,o Ministério da Saúde incluiu todos os viajantes internacionais na lista de pessoas que devem ficar isoladas.Ao retornarem,eles precisam permanecer em casa por sete dias.Se febre com tosse e falta de ar surgirem,a recomendação é procurar uma unidade de saúde.Manifestar apenas tosse,ou coriza,ou mal-estar,ou febre,uma opção é ligar para o 136 para que uma equipe de saúde passe as devidas orientações.
Antes mesmo dessa determinação do Ministério da Saúde,a servidora da Câmara dos Deputados,Keila Santana,foi orientada a trabalhar de casa depois de que,no último dia 10,chegou de Portugal com os dois filhos de 5 e 8 anos.“Fui informada pelo meu chefe sobre o ato do presidente da Câmara dos Deputados que,entre outras medidas,determinou o isolamento por 14 dias de pessoas que chegam de viagens ao exterior. Só no meu setor,somos cinco nessa situação”,disse.
Higiene
Para evitar a disseminação do vírus,o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene,como evitar tocar olhos,nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.Lavar as mãos com água e sabão,utilizar lenço descartável para higiene nasal,cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo.
SE VOCÊ tem alguma denúncia ou algo importante  e quer contar pra todos,colabore com a reportagem do BLOG PAULO JOSÉ e envie seu material para o e-mail: fvpaulojose@gmail.com
ADICIONE nosso WhatsApp 73 9 9941-5577


0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.