segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Loja Maçônica Mahachoan de Camacan sedia reunião do Palomas


O Pacto das Lojas Maçônicas do Sul da Bahia (Palomas) realizou neste domingo (16), na Loja Maçônica Mahachoan, em Camacan, mais um encontro para debater temas de relevância para a Maçonaria e a sociedade em geral. Presentes à reunião 152 pessoas (incluídas 41 esposas de maçons), para ouvir as palestras do advogado Marcos Klever sobre os avanços do Direito das Famílias, e de Enault Freitas da Rocha Filho, que abordou a doação de medula óssea. 

De acordo com a palestra dada pelo advogado Marcos Klever, após a Constituição Federal de 1988 e do novo Código Civil que passou a vigorar em janeiro de 2003, as famílias brasileiras passaram por avanços consideráveis. Para ele, a legislação na área dos direitos das famílias avançou significativamente,privilegiando a solidariedade, numa mudança profunda para a vida das pessoas. 

No tema Consciência de ser doador de medula óssea, apresentado pelo maçom Enault Freitas da Rocha, ficou evidenciado o desconhecimento da sociedade brasileira e as dificuldades em salvar vidas. Enault, que lidera a ONG Enaultinho Rocha,vem desenvolvendo esforços para conscientizar, organizar e executar campanhas de cadastramento de doadores, disse que a medula óssea serve para a cura da leucemia e mais de 80 doenças do sangue. 

O alerta sobre o engajamento de mais doadores tem como motivo a possibilidade de encontrar uma medula óssea compatível, que é de uma para cada 100 mil. Podem se cadastrar qualquer pessoa de 18 a 54 anos e 11 meses de idade e o cadastro pode ser feito na Fundação Hemoba em Itapetinga, Vitória da Conquista, Jequié, Santo Antônio de Jesus, Salvador, Eunápolis, Teixeira de Freitas e Feira de Santana.
Conclamação – Durante o encontro, também foi entregue o texto aprovado pela maioria das lojas maçônicas que integram o Palomas, alertando sobre os graves problemas que assolam a Nação. De acordo com o documento, o Brasil atravessa por um crescimento medíocre, na qual a saúde está cada vez mais doente, a educação é cada vez mais precária, e o desemprego deixa sem oportunidade um número maior de jovens, numa inversão dos valores éticos, morais e cívicos.O documento ressalta a constante participação dos maçons nas causas políticas e sociais relevantes para o Brasil e o povo brasileiro, sentimento que deve estar na pauta do dia dessas eleições. A recomendação é que não se vote em políticos descompromissados com o Brasil e que não estejam envolvidos nos constantes escândalos, a exemplo da Operação Lava Jato, para que fatos lamentáveis como esses não se repita na próxima legislatura e sejam regatados os princípios éticos, morais e cívicos.
Palomas – O Pacto das Lojas Maçônicas do Sul da Bahia foi fundado em 11 de dezembro de 1999 e atualmente reúne Lojas Maçônicas de Itabuna, Ilhéus, Camacan, Itajuípe, Coaraci, Canavieiras, Buerarema, Uruçuca, Ibicaraí e Itororó. Dentre os objetivos do Palomas estão: promover reuniões para debates de temas de interesse da maçonaria e da sociedade em geral, (litúrgico e ritualístico ou econômico, social e político); uniformizar a prática do que rezam os rituais, cumprindo rigorosamente, para que os procedimentos dos trabalhos nas Sessões, sejam iguais, em todas as Lojas; unir e Integrar, cada vez mais, as Lojas do Pacto, fomentando a adesão de outras Lojas; intensificar, gradativamente, nossa atuação junto à comunidade e conclamar, sempre que a situação exigir, a adesão das demais entidades locais e as Lojas dos Orientes circunvizinhos, dentre outros.
Tabu Online

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:


Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;

2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.

Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.