terça-feira, 14 de agosto de 2018

Realizado nesta segunda-feira (13) workshop gastronômico para o Festival do Caranguejo de Canavieiras


Na tarde desta segunda-feira (13) foi realizado no Instituto de Hotelaria Planet Panzini, em Canavieiras,workshop gastronômico para a 2ª edição do Festival do Caranguejo. 

Os proprietários de restaurantes credenciados foram recebidos pelo Chef Junior França (curador do evento) e pelo Secretário de Turismo Abel Lisboa Maciel para uma aula prática com dicas de pratos com catado de caranguejo, inspirando a criação de pratos especiais para o festival que acontece de 06 a 09 de setembro. 
Durante todo o mês de agosto os donos dos estabelecimentos e o curador participarão de workshops e reuniões para montar um cardápio onde se pode apreciar bolinho de poã, poã à milanesa, poã recheada, casquinha de caranguejo, moqueca e caranguejo ao molho. 

A 2ª Edição do Festival Gastronômico do Caranguejo do Governo Ser Humano foi lançada em Canavieiras no último dia 8 de agosto com um pronunciamento ao vivo do prefeito Dr. Almeida nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Canavieiras. Segundo o prefeito, o Festival visa promover e divulgar Canavieiras com o objetivo de gerar mais emprego e renda através do turismo. Na ocasião foi anunciado o resultado das 20 finalistas do concurso da musa do Festival do  Caranguejo, selecionadas no último dia 4, no auditório do Colégio Modelo. 
De acordo com Maristela Belém, coordenadora do concurso, mais de 60 meninas se inscreveram para disputar o título de Musa do Caranguejo deste ano. A vencedora será conhecida no próximo dia 06 de Setembro durante o concurso na Praça de Eventos do Centro Histórico de Canavieiras. Confira abaixo os nomes das 20 finalistas: 
Adriele de Castro do Nascimento, Adriele Gomes de Assunção, Amanda Costa dos Santos, Beatriz Santos Benjamin, Camila Baraúnas Sena, Elisa Pereira dos Santos, Fernanda Santos Nascimento, Gabriele Oliveira Caetano, Gemile Souza Espínola, Joyce Silva de Jesus, Maria Clara Giroto, Maria Eduarda Santos de Medeiros de Andrade, Marié Monteiro Santana, Maikele Santos Nascimento, Milene Amorim Santana, Roberta  Pimenta , Sabrina Santos de Azevedo, Vitória Farias dos Santos, Vivian Santos e Victoria Marcolino de Oliveira. 
PROMOÇÃO DO FESTIVAL 
Segundo Abel Lisboa, Secretário de Turismo de Canavieiras, muitas ações estarão acontecendo até o dia do Festival, como o lançamento do Festival em Salvador na próxima quinta-feira, dia 16, às 19h, na Loja Camicado, no 3º piso do Shopping da Bahia, onde haverá também a promoção do projeto de turismo da cidade, com vídeos institucionais e folders promovendo todo o potencial turístico da região, além da apresentação dos restaurantes de Canavieiras credenciados para o festival que estarão servindo pratos especiais feitos com o crustáceo. 
Na ocasião o chef e curador do evento, Junior França, fará um workshop ensinando os convidados do evento como preparar a receita  “Cabeça de Robalo”, feita com caranguejo, prato típico da cidade. E em seguida, haverá degustação da iguaria pelos presentes. 
O chef Junior França é natural de Jequié aperfeiçoou-se na Europa onde se aprofundou em vários estilos culinários, tornando-se Chef de brigada do Restaurante Burdeos In Love. No retorno ao Brasil especializou-se em comida baiana e abriu seu próprio restaurante em Itacaré, o que o levou a participar de diversos festivais gastronômicos tornando-se em 2016 curador do Festival Sabores de Itacaré 2016. Já em 2017 assumiu a curadoria do 1º Festival Gastronômico do Caranguejo. Hoje tem como trabalho resgatar a gastronomia local por onde passa com base na agricultura familiar, agregando valor.
Canavieiras tem um dos maiores habitat do caranguejo-uçá (Ucidescordatus) que vivem exclusivamente em áreas de manguezal, sendo esse um ecossistema costeiro, de transição entre os ambientes terrestre e marinho, provendo uma farta oferta de alimento e retém detritos, com sumária importância para a vida de várias espécies marinha e também para as que habitam a área de transição. 
A cidade se destaca como uma das mais relevantes na culinária de peixes, mariscos e envolvidos dentre as cidades do litoral da Bahia. Uma variada oferta de produtos compõem os cardápios de bares e restaurantes do município. Com caranguejo são feitos catados, moquecas, mariscadas, Paella, Caranguejo Cozido, Puãs Empanadas, saladas, tapiocas, pizzas, lasanhas e casquinhos, o famoso prato Cabeça de Robalo, de origem e exclusivo da culinária Canavieirense.
Do Tabu Online

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.