quinta-feira, 9 de agosto de 2018

PASSEATA A FAVOR DE TRANSFORMAR RESEX EM APA SERÁ NO PRÓXIMO DIA 18


A Comissão Organizadora do movimento que pretende transformar a Reserva Extrativista (Resex) de Canavieiras em Área de Preservação Ambiental (APA) está mobilizando a comunidade de Canavieiras, Una e Belmonte para participar da 2ª caminhada. O evento está marcado para ser realizado às 8 horas de sábado,18 de agosto, com saída da praça Maçônica, seguido pela rua 13 (Octávio Mangabeira) até a praça da Bandeira, em frente a Prefeitura, onde serão realizados os atos pró APA. 

Segundo os organizadores, Canavieiras, Una e Belmonte estão com suas economias estagnadas, pois a Resex não permite a geração de emprego e renda à população, e se resume apenas a beneficiar um pequeno grupo político. A Campanha, que tem o slogan “Natureza sim, Resex não”, ressalta que a oportunidade deve ser dada de maneira irrestrita à população, e com a Resex Canavieiras se encontra atualmente impedida de promover o desenvolvimento com igualdade para todos. 
Na terça-feira (7),durante a sessão da Câmara Municipal, os vereadores Cacá Guimarães e Jorge Garcia,se manifestaram em plenário, convidando a população para a caminhada, explicando as vantagens da APA para Canavieiras e os prejuízos advindos com a Resex. Enquanto falavam, os vereadores foram vaiados por um grupo ligado à Resex, numa atitude antidemocrática, sendo prontamente repelido pelos vereadores. 
Jorge Garcia explicou que a população de Canavieiras está sendo segregada dentro do próprio município, cerceada no direito constitucional de ir e vir, bem como de exercer suas atividades profissionais. “A comunidade está apreensiva com a publicação da Portaria 313, que propõe uma série de restrições à população e visitantes. A medida é descabida, ilegal e constrangedora”, disse o vereador. 
De acordo com os organizadores, a proposta é apoiar o Projeto de Lei 3068/15, do deputado Sérgio Brito (PSD-BA), que cria Área de Proteção Ambiental (APA) nas regiões de Canavieiras, Belmonte e Una. Pela proposta, a APA terá aproximadamente 100.645,85 hectares, substituindo a Resex. A proposta já foi aprovada na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.
Cia da Notícia

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.