terça-feira, 21 de agosto de 2018

Foi dada a largada para o Festival Gastronômico do Caranguejo em Salvador


Com uma loja cheia,foi lançada a segunda edição do Festival Gastronômico do Caranguejo de Canavieiras (BA), na Loja Camicado, no 3º piso do Shopping da Bahia.O chef e curador do evento, Junior França, vai ensinou como preparar a receita  "Cabeça de Robalo",feita com caranguejo, prato típico da cidade.E em seguida,foi feita uma degustação da iguaria pelos presentes. 



     Foto: Fernanda Matos
O tradicional festival, que movimentará a economia da cidade e atrairá baianos e turistas, vai acontecer entre os dias 6 e 9 de setembro e contará com atrações musicais e culturais, cozinha show (Casa do Chef) e pratos especialmente elaborados com o crustáceo mais amado do Brasil.A parte gastronômica foi amplamente trabalhada com os restaurantes cadastrados que elaboraram pratos especiais sob a supervisão do chef Junior França. Durante todo o mês de agosto os donos dos estabelecimentos e o curador participarão de workshops e reuniões para montar um cardápio onde se pode apreciar bolinho de poã, poã à milanesa, poã recheada, casquinha de caranguejo, moqueca e caranguejo ao molho. Junior França - Natural de Jequié, deu seus primeiros passos na culinária em um restaurante Italiano de massas caseiras em Itacaré. Após passear por vários estilos nos estabelecimentos locais alçou vôos mais alto e foi trabalhar na Espanha, em Valência, tornando-se Chef de brigada do Restaurante Burdeos In Love, um dos mais visitados. No retorno ao Brasil especializou-se em comida baiana e abriu seu próprio restaurante em Itacaré, o que o levou a participar de diversos festivais gastronômicos tornando-se em 2016 curador do Festival Sabores de Itacaré 2016. Já em 2017 assumiu a curadoria do 1º Festival Gastronômico do Caranguejo. Hoje tem como trabalho resgatar a gastronomia local por onde passa com base na agricultura familiar, agregando valor.
O local - Canavieiras tem um dos maiores habitat do caranguejo-uçá (Ucidescordatus) que vivem exclusivamente em áreas de manguezal, sendo esse um ecossistema costeiro, de transição entre os ambientes terrestre e marinho, provendo uma farta oferta de alimento e retém detritos, com sumária importância para a vida de várias espécies marinha e também para as que habitam a área de transição.A cidade se destaca como uma das mais relevantes na culinária de peixes, mariscos e envolvidos dentre as cidades do litoral da Bahia. Uma variada oferta de produtos compõem os cardápios de bares e restaurantes do município. Com caranguejo são feitos catados, moquecas, mariscadas, Paella, Caranguejo Cozido, Puãs Empanadas, saladas, tapiocas, pizzas, lasanhas e casquinhos, o famoso prato Cabeça de Robalo, de origem e exclusivo da culinária Canavieirense.
Laboratório da Notícia-Ascom-PMC
CLIQUE AQUI PARA SEGUIR NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:


Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;

2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.

Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.