terça-feira, 24 de julho de 2018

Festival de chocolate atrai 65 mil visitantes e movimenta R$ 15 milhões em negócios


A décima edição do Festival Internacional do Chocolate e Cacau - Chocolat Bahia, que terminou nesse domingo (22), em Ilhéus, atraiu 65 mil visitantes e movimentou R$ 15 milhões em negócios, incluindo, a ocupação de 85% da rede hoteleira.O evento contou com 120 expositores e 40 marcas regionais de chocolate de origem, sendo que na sua primeira edição que na sua primeira edição foram apenas dez estandes e três marcas de chocolates locais. 
O coordenador do Chocolat Bahia, Marco Lessa, avaliou o evento. “Decidimos apostar na produção de amêndoas de cacau de qualidade e do chocolate de origem, com alto valor agregado. Estamos, portanto, rompendo um paradigma de décadas, deixando de ser apenas geradores de commodities e chegando ao produto final, muito mais rentável, como o chocolate. O festival é uma espécie de vitrine que está dando um novo impulso à economia regional. É necessário investirmos na educação com inovação, modernização, empreendedorismo e economia criativa”. 
Durante o festival foi lançada, oficialmente, a Rota do Chocolate, que é a primeira estrada temática da Bahia, compreendendo fazendas de cacau, fábricas de chocolate, áreas preservadas de Mata Atlântica, casarões históricos e gastronomia às margens das rodovias Ilhéus-Uruçuca e Jorge Amado, que liga Ilhéus a Itabuna. Os segmentos envolvidos estão passando por processos de capacitação e captação de negócios, através de parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Entre as fazendas abertas à visitação estão Provisão, Riachuelo, Capela Velha, Yrerê e o pioneiro Chocolate Caseiro de Ilhéus. 
O presidente da Associação dos Produtores de Chocolate do Sul da Bahia, Gerson Marques, que apostou na produção de chocolates e no turismo rural, conta que recebe cerca de 2.500 turistas por ano na Fazenda Yrerê, às margens da Rodovia Jorge Amado. “As pessoas começam a se identificar com as nossas marcas de chocolate e ainda há muito que avançar, porque somos cerca de 50 produtores de chocolate em um universo de 30 mil produtores de cacau”.
Do A Tarde

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:


Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;

2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.

Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.