quinta-feira, 28 de setembro de 2017

FIÉIS CELEBRAM DIA DEDICADO AOS SANTOS GÊMEOS COSME E DAMIÃO

 27 DE SETEMBRO dia de comer caruru em homenagem a São Cosme e Damião.A partir de meio-dia da quarta-feira(27),alguns lugares a distribuíram de graça a comida típica dos santos gêmeos. 

“Qualquer pessoa que entre na fila come o caruru. É uma fila quase igual ao do SUS, a gente não consegue saber quantas pessoas comem”, conta Cássia Maria de Santana Maia, 54. Mas é bom saber que a fila é organizada e não tem tumulto para não causar transtorno para a família, que abre as portas para receber as pessoas. 
Quem é quem no prato do caruru?
O prato de Cosme e Damião reúne oferendas que são destinadas a diversos orixás, . Veja abaixo o que significa cada item: 
Quiabo: Xangô
Acarajé: Iansã
Inhame: Ogum
Farofa: Ogum e Exu
Milho Branco: Oxalá
Pipoca: Omolu
Batata doce: Ossain e Oxumarê
Ovos: Oxum
Feijão fradinho: Oxum
Feijão preto: Omolu 
Hoje,  é dia de São Cosme e Damião e por isso a atenção de motoristas e motociclistas deve ser redobrada. Durante todo o dia, milhares de crianças irão percorrer as ruas da cidade em busca dos doces distribuídos pelos devotos dos santos. A cada sinal dado pelos devotos – geralmente o estampido de fogos de artifícios – a criançada sai em disparada. Diminuir a velocidade e ficar atento à movimentação das crianças,é a orientação aos condutores de veículos para evitar acidentes. 
A mochila, que no cotidiano serve para carregar o material escolar, nesse dia, está nas costas da gurizada, mas com outro objetivo: carregar a maior quantidade de doces que conseguirem pegar dos devotos de São Cosme e Damião. 
Os santos  
São Cosme e São Damião, os santos gêmeos, morreram em cerca de 300 d.C. Sua festa é celebrada em 27 de setembro. Somente a igreja Católica comemora no dia 26 de setembro, pois segundo o calendário católico, o dia 27 de setembro é o dia de São Vicente de Paulo. Conta-se que eram sempre confiantes em Deus, que oravam e obtinham curas fantásticas. Também foram chamados de “santos pobres”. 
A partir do século V os milagres de cura atribuídos aos gêmeos fizeram com que passassem a ser considerados médicos. Mais tarde, foram escolhidos patronos dos cirurgiões. Segundo a crença popular apareceram materializados depois de mortos, ajudando crianças que sofriam violências. Ao gêmeo Acta é atribuído o milagre da levitação e ao gêmeo Passio a tranqüilidade da aceitação do seu martírio. 
Relação com as religiões afro-brasileiras 
O dia de São Cosme e Damião é celebrado também pelo Candomblé, Batuque, Xangô do Nordeste, Xambá e pelos centros de Umbanda onde são associados aos ibejis, gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas. O nome Cosme significa “o enfeitado” e Damião, “o popular”. 
Estas religiões os celebram no dia 27 de setembro, enfeitando seus templos com bandeirolas e alegres desenhos, tendo-se o costume, principalmente no Rio de Janeiro, de dar às crianças (que lotam as ruas em busca dos agrados) doces e brinquedos. 
Adicione o PORTAL DO BLOG PAULO JOSÉ no seu WhatsApp: (73) 9 9941-5577
Presenciou algo importante ou registrou em foto, áudio ou vídeo?
Então compartilhe com a gente.

WhatsApp do PORTAL: (73) 9 9941-5577

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.