segunda-feira, 31 de outubro de 2016

CENÁRIO EM 2018 NA BAHIA

ACM Neto e aliados saíram vencedores nos maiores municípios em embate contra Rui Costa.
Neto acumula vitórias nos maiores municípios.
A oposição na Bahia se cacifou para 2018 ao vencer nas cinco cidades mais populosas do Estado. Ainda no primeiro turno, candidatos ligados ao governador Rui Costa venceram em Juazeiro (Paulo Bonfim), Lauro de Freitas (Moema Gramacho) e Ilhéus (Marão) – estas encontram-se entre as dez mais populosas.
ACM Neto foi reeleito para comandar Salvador. É o nome mais forte da oposição para a disputa pelo Palácio de Ondina em 2018. Zé Ronaldo, também do DEM, venceu em Feira de Santana. Outro democrata, Antônio Elinaldo, venceu em Camaçari. Já em Vitória da Conquista, terceiro maior colégio eleitoral, deu um peemedebista: Herzem Gusmão, eleito ontem em disputa contra o petista Zé Raimundo.
INDEFINIÇÃO EM ITABUNA
A situação em Itabuna, quinto município mais populoso, ainda está indefinida. Fernando Gomes (DEM) venceu, mas o resultado está sub judice, aguardando julgamento no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA). O ex-prefeito concorreu com candidatura indeferida. A incógnita é quanto a quem ele deve apoiar em 2018, pois se diz traído por ACM Neto, de quem não teve apoio para a disputa deste ano.
Em Jequié, deu Sérgio da Gameleira (PSB). O empresário já foi do PT e migrou para o PSB. Neste ano, não teve o apoio de Rui Costa na disputa pela prefeitura. Vai para a oposição.
Outra cizânia ocorre em Teixeira de Freitas. Timóteo Brito (PSD) venceu o pleito contra o petista João Bosco. Como não teve apoio de Rui, cisca pras bandas da oposição. Outro pefeito eleito do PSD, Marão, de Ilhéus, disse em entrevista que apoiará o governador a depender das obras executadas no município.
Contam a favor de Rui Costa, neste momento, a boa avaliação no Estado, inclusive em Salvador, e a imagem de operoso. Contra, as derrotas nos maiores municípios, a falta de articulação política no pleito de 2016 e ter perdido o apoio do Governo Central, decisivo para a execução de grandes obras na Bahia.
OS DEZ MUNICÍPIOS MAIS POPULOSOS DA BAHIA*
1º Salvador – 2.938.092 – ACM Neto (DEM)
2º Feira de Santana – 622.639 – Zé Ronaldo (DEM)
3º Vitória da Conquista – 346.069 – Herzem Gusmão (PMDB)
4º Camaçari – 292.074 – Antônio Elinaldo (DEM)
5º Itabuna – 220.386 – **Fernando Gomes (DEM)
6º Juazeiro – 220.253 – Paulo Bonfim (PCdoB)
7º Lauro de Freitas – 194.641 – Moema Gramacho (PT)
8º Ilhéus – 178.210 – Marão (PSD)
9º Jequié – 161.880 – Sérgio da Gameleira (PSB)
10º Teixeira de Freitas – 159.813 – Timóteo Brito (PSD)
________
*Fonte: IBGE.
** Sub-judice

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.