sexta-feira, 15 de julho de 2016

Gordura da picanha pode estimular aparecimento de câncer de próstata

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Vinícius NunesSob supervisão de Henrique Brinco
O câncer de próstata é uma das doenças que mais colocam medo nos homens, tanto pela gravidade da doença, como também pela maneira como é realizado o exame que confirma ou não a patologia – o temido “toque retal”. A famosa gordura da picanha, uma das partes mais apreciadas por aqueles que degustam esta carne, pode ser uma fonte causadora deste mal que pode levar à morte. É o que alerta o urologista Dr. Modesto Jacobino.
Todos nós temos uma lesão guardada na nossa próstata. Essa lesão pode aparecer durante a nossa vida. Existem fatores de risco que podem fazer com que esta lesão apareça: um é a hereditariedade e o outro é a alimentação, como é o caso da gordura da carne vermelha. A gordura proporciona a oxidação das células e isso leva o desenvolvimento de células cancerígenas”, afirmou Dr. Modesto Jacobino ao Varela Notícias. O especialista ainda afirma que existem estudos científicos que comprovam a ação da gordura da carne vermelha na próstata.
Apesar deste risco, o médico falou que as pessoas não devem adiantar o exame apenas por causa de muita ingestão da gordura da carne. “A pessoa não precisa antecipar a realização do exame de próstata. Basta ela ter consciência, mantendo uma alimentação balanceada e saudável. Se houver casos de câncer de próstata na família, aí que atenção deve ser redobrada”, explicou o médico. 
O médico também falou de um alimento importante que pode ajudar o homem a evitar o câncer de próstata: o tomate. “O licopeno, presente no tomate, atua de maneira contrária à carne vermelha. Atua como anti-oxidante, ou seja, evitando a oxidação das células e impedindo o desenvolvimento de células cancerígenas”, afirma o urologista.

Modesto Jacobina afirma que só existem estudos que comprovam a ação da gordura da carne vermelha para a oxidação das células dentro da próstata: “Não há estudos que apontem qualquer outra doença do aparelho excretor que possa ter alguma influência da gordura da carne vermelha. O estudo é exclusivo para o câncer de próstata.”

Tratamento
O câncer de próstata é uma doença que atinge a glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra (canal que liga a bexiga ao pênis), conhecida como próstata. Ela é  a segunda doença que mais mata homens, perdendo apenas para o câncer de pulmão.

Apesar de ser considerada grave, na maioria das vezes ela é curável, desde que a pessoa a descubra com antecedência. O tratamento é feito com quimioterapia e radioterapia. O exame de “toque retal” deve ser feito anualmente por homens acima de 45 anos (caso haja histórico familiar, ele deve ser feito a partir dos 40).

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.