sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Candidatos do Enem devem ficar atentos ao fechamento dos portões

Mais de 7,7 milhões de participantes realizam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste fim de semana e devem ficar atentos ao horário de fechamento dos portões. No sábado, 24, e no domingo, 25, os candidatos terão até as 13 horas, no Horário Brasileiro de Verão, para entrar no local.
Com o horário de verão em alguns Estados e os diferentes fusos do País, os estudantes devem se prevenir para evitar confusões. Veja o horário de fechamento dos portões em cada Estado:
10h - Acre e parte do Amazonas.
11h - Parte do Amazonas, Rondônia e Roraima.
12h - Amapá, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Estados do Nordeste (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia).
13h - Distrito Federal, Goiás e Estados do Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) e do Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais).
Importância do Enem
A nota do Enem é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em 115 instituições públicas. Também é critério para acessar bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni), o Financiamento Estudantil (Fies) ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).
Além disso, a partir deste ano, a Universidade de São Paulo (USP) decidiu adotar o exame, pela primeira vez, para preenchimento de 13,5% das vagas no vestibular 2016. Haverá reserva de 10,5% do total de vagas para alunos de escola pública e apenas 1% para candidatos pretos, pardos e indígenas. Também não há nenhum critério de renda, e o exame vale apenas para alguns cursos - 10 das 42 unidades, como Medicina, Escola Politécnica e Escola de Comunicação e Artes (ECA) estão fora.
Estudantes maiores de 18 anos podem obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.
Dicas de neurologista para ir bem
Confiança: É muito importante estar confiante durante a prova. A insegurança leva a perda de tempo e contamina todo o rendimento durante a avaliação, segundo o neurologista Leandro Teles do Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da USP. Valorize o que você estudou durante o ano, não fique pensando naquilo que você não estudou ou não aprendeu. Inicie a prova com assuntos que você domina, isso traz segurança, motivação e ajuda no controle de tempo. Não fique emocionado e fragilizado com questões que você não sabe a resposta. Toda prova tem questões difíceis e até questões imprecisas, mas cada teste vale a mesma coisa. Não permita que questões específicas tirem sua estabilidade. Não sabe a resposta, siga com tranquilidade e volte nas questões complicadas apenas no final, isso evita desgaste e perda excessiva de tempo.

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:


Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;

2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.

Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.