sexta-feira, 30 de outubro de 2015

30 DE OUTUBRO: DIA DO COMERCIÁRIO ... DO GINECOLOGISTA ...

Dia do Comerciário, também conhecido por Dia do Comércio, é oficialmente comemorado todos os anos no dia 30 de outubro, segundo a Lei 12.790 de 14 de março de 2013. A data é considerada uma vitória histórica da classe dos comerciantes por melhores condições de trabalho.
Em alguns estados o Dia do Comerciário é feriado estadual para os trabalhadores do comércio. No Rio de Janeiro, por exemplo, a 3ª segunda-feira de outubro é considerada Dia do Comércio, e, logo, feriado para quem trabalha no comércio ou construção civil.

Origem do Dia do Comerciário

Para compreendermos as origens do Dia do Comerciário, precisamos voltar para o inicio do século XX. As condições de trabalho para os comerciantes naquela época eram completamente abusivas. Os trabalhadores faziam jornadas de 12 horas por dia, sem feriados ou mesmo folgas aos domingos.
Os "caxeiros", como eram conhecidos os comerciantes neste período, não aguentavam mais as ameaças e o sistema de quase escravidão que eram submetidos. Começaram a criar pequenos grupos e associações de apoio, que acabariam por se tornar os atuais Sindicatos Trabalhistas.
As manifestações e associações começaram a se espalhar por todos os estados do país.
No dia 29 de outubro de 1932 houve uma grande manifestação na cidade do Rio de Janeiro (RJ), com mais de 5 mil comerciários marchando em direção ao Palácio do Governo (Palácio do Catete).
Os manifestantes foram recebidos pelo Presidente Getúlio Vargas, que aceitou as reivindicações dos trabalhadores e assinou o Decreto de Lei nº 4.042, de 29 de outubro de 1932, determinando a jornada de trabalho para 8 horas por dia e o repouso remunerado aos domingos para todos os comerciantes.
A Lei foi publicada no Diário Oficial da União no dia 30 de outubro de 1932, sendo reconhecida esta data pela Presidente Dilma Rousseff, em 2013, como o Dia Oficial do Comerciário.
Dia do Ginecologista é comemorado anualmente no Brasil em 30 de Outubro.
A data celebra o profissional responsável pelos cuidados, tratamento e prevenção de doenças no aparelho reprodutivo feminino.
Médico Ginecologista está presente durante toda a vida da mulher, desde a primeira menstruação - no começo da adolescência - passando pela gravidez, e chegando aos anos da menopausa.
O médico responsável por tratar das mulheres grávidas é conhecido por Ginecologista Obstetra.
Este profissional também é o responsável em auxiliar as fases de reprodução da mulher, aconselhando os melhores métodos, caso hajam dificuldades de engravidar.
Para atuar na área da Ginecologia, o profissional deve se formar no curso de ensino superior em medicina (cerca de 6 anos) e depois ainda fazer no mínimo 3 anos de especialização na área.

Origem do Dia do Ginecologista

Não se sabe ao certo o motivo para o Dia do Ginecologista ser comemorado em 30 de Outubro. O importante e lembrar do grande papel que este profissional desenvolve, ajudando a manter a boa saúde da mulher e da sua gestação.

Frases e Homenagens para o Dia do Ginecologista

"Obrigada por me ajudar a entender e proteger o meu corpo! Parabéns pelo seu dia!"
"Àqueles que possuem o dom único de entender as mulheres, de conhecer a importância da feminilidade e o sentimento único de trazer a vida a outras vidas. A todos estes profissionais possuidores de o dom mágico de entender o poder feminino é que desejamos os nossos parabéns! Feliz Dia do Ginecologista"
"Há médicos do corpo e "médicos da alma". Felizes são aqueles que, como você, conseguem reunir as duas profissões. Parabéns!"

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:


Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;

2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.

Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.