sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

O vestido que está deixando os internautas malucos

Uma imagem de um vestido tem gerado repercussão nas redes sociais. A peça de roupa gera discórdia quanto à cor enxergada pelas pessoas.

O vestido, criado pela empresa britânica Roman Originals, foi postado no site Tumblr pela escocesa Caitin McNeill. Segundo ela, tudo começou quando a mãe de uma amiga que ia se casar enviou à filha a fotografia do vestido registrada por um telefone celular.

Quando a imagem foi mostrada ao noivo (genro da mulher), a discussão se iniciou. Cada um enxergava o vestido de cores diferentes.

Caitilin decidiu colocar a foto no Facebook, aumentando ainda mais a discussão. Ela gere uma página da gestora de talentos Sarah Weichel. “Por favor, ajudem-me: este vestido é branco e dourado ou azul e preto? Eu e meus amigos não conseguimos chegar a um consenso”, dizia a legenda.

vestido

Uma imagem de um vestido tem gerado repercussão nas redes sociais. A peça de roupa gera discórdia quanto à cor enxergada pelas pessoas.

A repercussão foi tamanha que algumas celebridades entraram na discussão, incluindo a pop star norte-americana Taylor Swift.

11

Segundo levantamento so site Buzzfeed, cerca de 74% das pessoas enxergavam branco e dourado.

A explicação foi buscada pelo site Business Insider no Photoshop, que não têm as mesmas sensibilidades do olho humano. Uma das cores recai entre o preto e dourado, e a outra entre o azul e branco. Por isso as pessoas enxergam de maneira diferente, dependendo da retina que cada um tem.

O empresário Andy Rexford divulgou uma explicação em seu Twitter: “Os olhos têm retinas que interpretam as cores. Existem “bastonetes”, círculos e “cones” que se destacam (os chamados fotorreceptores), o que dá ao olho a aparência de ter textura na parte colorida. Os cones enxergam a cor. Os bastonetes veem sombras, como o preto, o branco e o cinzento (e detectam a luminosidade).

Se você enxerga branco, seus olhos reagem à síntese aditiva, resultante da mistura entre azul, verde e vermelho. Quando as cores se misturam o olho dá a sensação do branco. È o mesmo que acontece quando se misturam as luzes azul, vermelha e verde.

Caso enxergue o preto, os olhos reagem à síntese de cores subtrativas, o mesmo que acontece com a tinta. Se misturarem muitas cores, fica preto.

Se enxerga azul e preto quer dizer que os cones da retina funcionam mais, e os olhos reagem a uma síntese subtrativa. Se vê branco e dourado, quer dizer que os olhos não reagem bem à luz fraca, o que faz com que os “bastonetes” vejam branco, provocando uma menor sensibilidade à luz fraca.

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.