quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

De vendedor de geladinho na porta do Ceob a ator e humorista Brasil a fora

Foi vendendo cerveja na porta de casas de show em Salvador, isso em 2000, aos 17 anos de idade, que ele conheceu alguém que o levou a atuar como figurante numa peça de teatro, área pela qual achava que tinha aptidão. 
Foi aí que a vida de Pisit começou a mudar de verdade, ele que ainda criança vendera geladinho e pão de queijo aqui em Canavieiras, na porta do Ceob, e que atuara também como entregador de pão e leite cidade a fora. 
Aquela súbita mudança de vida fi cou bem evidente logo depois, quando Pisit já se via alisando os bancos da Universidade Federal da Bahia, de onde saiu licenciado em Artes Cênicas. Daí foi um pulo para a carreira oficial de ator, logo mais acrescida da de humorista. Conferente de Dr. Almeida e coroinha de padre Zé Carlos 
Pisit é Edvaldo da Mota Filho, 32 anos, nascido ali na Atalaia, um dos 11 filhos (dois adotivos) do pescador Edvaldo da Mota o Vadinho e da dona de casa Romilda, que moram hoje na rua da Prata.
              Dona Romilda e seu Vadinho,pais do ator Psit Mota

- Vivi todas as dificuldades de quem nasce numa família de poucos recursos, diz Pisit, que ainda adolescente trocou a vida de vendedor ambulante pela de conferente na antiga Farmácia Pró-Saúde, do Dr. Almeida, e ainda servia ao padre Zé Carlos como coroinha. Prêmio Braskem e trabalhos nas TVs Globo, Brasil e Futura .

Já em 2004 Pisit ganhava o Prêmio Braskem de Teatro de Melhor Ator, em Salvador, e em 2005 faturava o título de Melhor Ator no Rio Cena Internacional Contemporânea, no Rio de Janeiro. 

Sua primeira participação efetiva no teatro foi em Capitães de Areia, pela Cia. Baiana de Patifarias (direção de Lelo Filho e Fernanda Paquelet). Vieram também papéis em filmes como “Na terra do sol”, “Rimund e o Futibó” e “Quincas Berro D´Água” (direção de Sergio Machado), entre outros. 
Participou em seguida do humorístico “A diarista”, da Rede Globo, do “O pulo do gato”, na TV Brasil, e “O posto”, na TV Futura. Durante cinco anos Pisit desenvolveu criações humorísticas para a TV Educadora da Bahia e TV Futura. Atualmente ele está no quadro “Fala Pisit”, do programa Rede Bahia Revista, da TV Bahia. 

Aplaudido na terra natal e via filmes na internet Três dias de casa cheia, foram assim as apresentações de Pisit em nossa cidade nos dias 8, 9 e 10 deste mês, no auditório do Colégio Modelo. Até então ele se apresentara em sua cidade natal apenas uma vez, há cerca de um ano.
O seu stand up comedy “Por umas e por outras” segue por cidades baianas, mineiras e sergipanas, já visto por mais de 16 mil pessoas e com previsão de em breve alcançar outras regiões. 

No universo do seu show Pisit costuma tratar com humor e irreverência questões como homofobia e preconceito social em geral, como também violência cultural e psicológica. Na internet, em parceria com a + 1 Filmes, seus mais de 120 curtas já tiveram mais de 6 milhões de visualizações e compartilhamentos. 
Fonte/tabuonline

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.