terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Manifestações, tragédias e chuva: confira as notícias que mais marcaram 2013

Dois mil e treze com certeza marcou com suas manifestações, prisões políticas, Copa das Confederações… Mas, nem só disso viveu esse ano que tanto marcou a sociedade brasileira.Reunimos aqui algumas das notícias mais comentadas do ano.
Servidora da UFBA é assassinada dentro do próprio carro no Costa Azul 
A servidora da Universidade Federal da Bahia – UFBA, Selma Barbosa Alves foi assassinada com um tiro na cabeça na madrugada do dia 12 de agosto, durante um assalto no bairro do Costa Azul. Selma foi morta dentro do próprio carro enquanto deixava uma amiga em um prédio no bairro. Depois de atingida a servidora foi jogada para fora do carro que foi levado pelos acusados Raimundo Santana Portela Filho, conhecido como 'Buda Preto', e Roberval Bispo de Souza, vulgo 'Piloto',que foram presos em agosto e logo após denunciados pelo Ministério Público em setembro.
A servidora da Universidade Federal da Bahia – UFBA, Selma Barbosa Alves foi assassinada com um tiro na cabeça na madrugada do dia 12 de agosto, durante um assalto no bairro do Costa Azul. Selma foi morta dentro do próprio carro enquanto deixava uma amiga em um prédio no bairro. Depois de atingida, a servidora foi jogada para fora do carro que foi levado pelos acusados Raimundo Santana Portela Filho, conhecido como ‘Buda Preto’, e Roberval Bispo de Souza, vulgo ‘Piloto’,que foram presos ainda em agosto e logo após denunciados pelo Ministério Público em setembro.
Estudante da é encontrado morto no largo do Campo Grande 
Apesar da divulgação da diminuição do índice de violência ao longo do ano 2013, a notícia das ações violentas marcaram esse ano. E um dos casos que mais chocaram a população baiana foi o assassinato do estudante de jornalismo Itamar Souza. Que foi encontrado morto no largo do Campo Grande no dia 13 de abril. A polícia suspeita que o crime tenha sido cometido por um grupo de quatro pessoas. As versões sobre o caso ainda são conflitantes. Membros do movimento gay da Bahia desconfiam de um caso de homofobia.
Apesar da divulgação da diminuição do índice de violência ao longo do ano de 2013, a notícia das ações violentas marcaram esse ano. E um dos casos que mais chocaram a população baiana foi o assassinato do estudante de jornalismo Itamar Souza. Que foi encontrado morto no largo do Campo Grande no dia 13 de abril. A polícia suspeita que o crime tenha sido cometido por um grupo de quatro pessoas. As versões sobre o caso ainda são conflitantes. Membros do movimento gay da Bahia desconfiam de um caso de homofobia.
Irmãos são mortos após acidente de trânsito no bairro de Ondina 
(Foto: Kiko Freitas) Um caso que tomou enormes proporções e gerou sentimento de solidariedade e revolta nos baianos, a morte dos irmãos Emanuel e Emanuelle Gomes, foi uma das notícias de maior destaque em 2013. A médica Kátia Vargas dirigia um Kia Sorento Branco (placa NZK-6668), enquanto os irmãos estavam em uma moto modelo XTZ da Yamaha. Para a delegada titular da 7ª Delegacia, Jussara Souza, a médica estava em alta velocidade e isso irritou Emanuel que começou a discutir com a médica. Ainda segundo a delegada, houve uma perseguição, culminando no acidente que foi registrado por câmeras de segurança, onde a médica teria tocado na moto, que perdeu o controle e bateu no poste, levando os irmãos à morte.  A médica ficou durante seis dias internada no Hospital Aliança, e assim que a liberaram, a encaminharam para o Conjunto Penal Feminino, na Mata Escura. Um debate se formou sobre a maneira que o caso estava sendo levado, devido aos bons antecedentes da médica. A família da médica contratou o perito criminal Ricardo Molina, que contrariou tudo o que estava sendo dito até aquele momento e afirmou que não houve choque entre o carro de Kátia Vargas e a moto onde estavam os irmãos Emanuel e Emanuelle. A defesa da médica obteve sucesso e agora ela irá responder o processo em liberdade, mas existe a chance de que o caso vá parar em júri popular.
(Foto: Kiko Freitas) Um caso que tomou enormes proporções e gerou sentimento de solidariedade e revolta nos baianos, a morte dos irmãos Emanuel e Emanuelle Gomes, foi uma das notícias de maior destaque em 2013. A médica Kátia Vargas dirigia um Kia Sorento Branco (placa NZK-6668), enquanto os irmãos estavam em uma moto modelo XTZ da Yamaha. Para a delegada titular da 7ª Delegacia, Jussara Souza, a médica estava em alta velocidade e isso irritou Emanuel que começou a discutir com a médica. Ainda segundo a delegada, houve uma perseguição, culminando no acidente que foi registrado por câmeras de segurança, onde a médica teria tocado na moto, que perdeu o controle e bateu no poste, levando os irmãos à morte. A médica ficou durante seis dias internada no Hospital Aliança, e assim que a liberaram, a encaminharam para o Conjunto Penal Feminino, na Mata Escura. Um debate se formou sobre a maneira que o caso estava sendo levado, devido aos bons antecedentes da médica. A família da médica contratou o perito criminal Ricardo Molina, que contrariou tudo o que estava sendo dito até aquele momento e afirmou que não houve choque entre o carro de Kátia Vargas e a moto onde estavam os irmãos Emanuel e Emanuelle. A defesa da médica obteve sucesso e agora ela irá responder o processo em liberdade, mas existe a chance de que o caso vá parar em júri popular.
jocival
Um caso que aconteceu no início do ano, em 16 de janeiro, deixou a cidade em suspense nos últimos meses de 2013. Rodoviários ameaçaram uma paralisação em protesto a forma como o caso da médica Kátia Vargas está sendo encaminhado. Um carro foi atingido por trás, por um ônibus próximo da Praia do Forte. A família do ortopedista Raimundo Pereira da Silva Filho, que estava no carro, saiu do veículo para fotografar a batida. O motorista do ônibus, Jocival Pereira, acelerou quando a família se dirigia de volta para o carro. Raimundo Pereira ao avistar o perigo, conseguiu afastar sua esposa, mas foi atingido pelo próprio carro e esmagado. A sua irmã, Arli, sofreu várias fraturas. Os rodoviários consideram o caso como semelhante ao da médica Kátia Vargas e cobram que a justiça dê o “direito” de que Jocival Pereira cumpra o processo em liberdade, assim como a médica. Para pressionar a opinião pública houve diversas ameaças de paralisação.
Sobrinha da cantora Léo Kret é morta durante troca de tiros entre traficantes em Pernambués 
Durante uma ação de bandidos no bairro de Pernambués em outubro, a sobrinha da ex-vereadora Léo Kret foi atingida, mas não aguentou os ferimentos. Franciele Gomes de Souza, de 6 anos, estava na porta de casa durante a troca de tiro entres os bandidos. Além da sobrinha da dançarina, outras cinco pessoas ficaram feridas, incluindo uma prima de Franciele.
Durante uma ação de bandidos no bairro de Pernambués em outubro, a sobrinha da ex-vereadora Léo Kret foi atingida, mas não aguentou os ferimentos. Franciele Gomes de Souza, de 6 anos, estava na porta de casa durante a troca de tiro entres os bandidos. Além da sobrinha da dançarina, outras cinco pessoas ficaram feridas, incluindo uma prima de Franciele.
Casal transa em banco de praça no centro da cidade 
Casal transa em banco de praça no centro da cidade Em quanto as manifestações aconteciam em todo o país, um flagra de um casal desinibido foi divulgado em vídeo nas redes sociais, com um título sugestivo: "vídeo mostra pau comendo no Rio de Janeiro". Na cena inusitada, o casal parece não se importar com o clima de tensão da cidade, e sim, com a tensão entre os dois. Nem pneu, nem ônibus queimando, quem passou por uma das praças da cidade maravilhosa viu mesmo o fogo destes dois, onde não se viu vandalismo, mas sim, atentado (ao pudor). Veja:
Em quanto as manifestações aconteciam em todo o país, um flagra de um casal desinibido foi divulgado em vídeo nas redes sociais, com um título sugestivo: “vídeo mostra pau comendo no Rio de Janeiro”. Na cena inusitada, o casal parece não se importar com o clima de tensão da cidade, e sim, com a tensão entre os dois. Nem pneu, nem ônibus queimando, quem passou por uma das praças da cidade maravilhosa viu mesmo o fogo destes dois, onde não se viu vandalismo, mas sim, atentado (ao pudor). Veja:

Salvador vai de bike
Foi instituído em Salvador o projeto Salvador Vai de Bike, onde o objetivo é incentivar o uso de bicicletas como forma de transporte ecológico.  Existem 20 estações com as bikes, distribuídas pela cidade. O projeto é uma parceria entre a Prefeitura e o Banco Itaú.
Foi instituído em Salvador o projeto Salvador Vai de Bike, onde o objetivo é incentivar o uso de bicicletas como forma de transporte ecológico. Existem 20 estações com as bikes, distribuídas pela cidade. O projeto é uma parceria entre a Prefeitura e o Banco Itaú.

Chuva em Salvador
Foto: Leitor Varela Notícias
A chuva também castigou a capital fazendo o povo sofrer com os alagamentos em diversos pontos da cidade. Na Avenida Lafayete Coutinho houve deslizamento de terra no mês de julho, desde então a cada chuva forte, a via foi interditada várias vezes. Além dos deslizamentos, os soteropolitanos passaram diversos transtornos com as crateras que se formaram. A principal delas, na BR-324, fez aniversário de 3 meses. Leitores do Varela Notícias compartilharam conosco a dificuldade de transitar na cidade durante os temporais e fizeram diversos registros.

Inauguração da Via Expressa
Com quatro quilômetros de extensão, da BR-324 a Cidade Baixa, a Via Expressa foi anunciada como rota alternativa para quem mora no Cabula, Lapinha, Retiro e Liberdade, mas o principal público a ser atingido é quem faz transporte de carga em direção ao Porto de Salvador, e assim desafogar pontos importantes da cidade.  A obra que foi inaugurada em 1º de dezembro, é considerada a maior obra do estado nos últimos 30 anos.
Com quatro quilômetros de extensão, da BR-324 a Cidade Baixa, a Via Expressa foi anunciada como rota alternativa para quem mora no Cabula, Lapinha, Retiro e Liberdade, mas o principal público a ser atingido é quem faz transporte de carga em direção ao Porto de Salvador, e assim desafogar pontos importantes da cidade. A obra que foi inaugurada em 1º de dezembro, é considerada a maior obra do estado nos últimos 30 anos.
Forte chuva deixa cidade de Lajedinho (Ba) destruída  
A chuva surpreendeu a todos e transformou a pequena Lajedinho em caos. Várias famílias perderam suas casas invadidas pela lama. Seus bens foram levados pela enxurrada e 11 corpos foram encontrados. Ainda há seis pessoas desaparecidas.
A chuva surpreendeu a todos e transformou a pequena Lajedinho em caos. Várias famílias perderam suas casas invadidas pela lama. Seus bens foram levados pela enxurrada e 16 corpos foram encontrados.

Primo da cantora Ju Moraes é baleado após discussão no Imbuí 
Na madrugada do dia 13 de julho policiais atiraram em dois jovens no bairro do Imbuí, o que resultou na morte de um deles, o promotor Leonardo Moraes de Almeida, primo da cantora Ju Moraes. Em depoimento o investigador o investigador afirmou ter atirado em Leonardo e em Lupas Urpia de Almeida após uma discussão motivada por ciúme de duas mulheres, que o acompanhava ele em um bar.
Na madrugada do dia 13 de julho policiais atiraram em dois jovens no bairro do Imbuí, o que resultou na morte de um deles, o promotor Leonardo Moraes de Almeida, primo da cantora Ju Moraes. Em depoimento, o investigador afirmou ter atirado em Leonardo e em Lupas Urpia de Almeida após uma discussão motivada por ciúme de duas mulheres, que acompanhavam ele em um bar.
 Metrô de Salvador 
metro paralela
A Prefeitura passou a responsabilidade pelo metrô de Salvador para o governo do estado. ACM Neto e Jaques Wagner assinaram um acordo para que a linha 1 que liga a Lapa até Cajazeiras seja administrada pelo estado e construa a ligação entre a Avenida Paralela até Lauro de Freitas. A empresa que irá dar continuidade as obras, a Companhia de Participações em Concessões (CPC), venceu a licitação e irá administrar o sistema. Para que o metrô de Salvador a Lauro de Freitas saia do papel, a CPC irá investir R$ 127,6 milhões.
No ano de 2013, o Supremo Tribunal Federal (STF) obteve posição central na política brasileira. A Ação Penal 470, popularmente conhecido como Mensalão, começou a ter um desfecho. As penas de alguns dos condenados começaram a serem cumpridas. O presidente do supremo, o ministro Joaquim Barbosa, emitiu mandados de prisão, que foram expedidos pela Polícia Federal no feriado da Proclamação da República. O ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu e o ex- deputado e ex-presidente do PT, José Genuíno, foram os primeiros a se entregarem. Mais tarde, foi à vez do ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares. O ex-deputado Valdemar Costa Neto do PR-SP também foi preso e entregou carta de renúncia ao congresso. Ao todo onze foram presos que passaram a noite em presídios de Brasília. José Genuíno necessitou de cuidados especiais, pois passou mal e foi preciso passar por uma perícia média para saber se teria condições de permanecer preso ou ir para prisão domiciliar. Os problemas cardíacos do ex-parlamentar, fizeram com que Joaquim Barbosa concedesse o benefício à prisão domiciliar até fevereiro. Genoino corria o risco de ter seu mandato de deputado cassado e emitiu uma carta renunciando ao cargo, mas o maior destaque do ano, pela Ação Penal 470, ficou a cargo de José Dirceu, que por cumprir pena no regime semi-aberto, pôde trabalhar e apenas dormir no presídio. Ele enviou uma proposta para trabalhar no Hotel Saint Peter, como gerente, e receber um salário de R$ 20 mil. A repercussão acabou sendo negativa para o próprio Dirceu, pois a proposta era cinco vezes maior do que o que um profissional da área recebe. Investigações revelaram irregularidades no Hotel Saint Peter, sendo o sócio majoritário, um homem no Panamá que nem ao menos tinha conhecimento do empreendimento, um laranja. O ministro Joaquim Barbosa negou o pedido e Dirceu com a imagem desgastada desistiu do cargo. Novamente outro pedido, agora para trabalhar em um escritório de advocacia, com um salário mais modesto, de R$ 2 mil.
No ano de 2013, o Supremo Tribunal Federal (STF) obteve posição central na política brasileira. A Ação Penal 470, popularmente conhecido como Mensalão, começou a ter um desfecho. As penas de alguns dos condenados começaram a serem cumpridas. O presidente do supremo, o ministro Joaquim Barbosa, emitiu mandados de prisão, que foram expedidos pela Polícia Federal no feriado da Proclamação da República. O ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu e o ex- deputado e ex-presidente do PT, José Genuíno, foram os primeiros a se entregarem. Mais tarde, foi à vez do ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares. O ex-deputado Valdemar Costa Neto do PR-SP também foi preso e entregou carta de renúncia ao congresso. Ao todo, onze presos passaram a noite em presídios de Brasília. José Genuíno necessitou de cuidados especiais, pois passou mal e foi preciso passar por uma perícia médica para saber se teria condições de permanecer preso ou ir para prisão domiciliar. Os problemas cardíacos do ex-parlamentar, fizeram com que Joaquim Barbosa concedesse o benefício à prisão domiciliar até fevereiro. Genoino corria o risco de ter seu mandato de deputado cassado e emitiu uma carta renunciando ao cargo, mas o maior destaque do ano, pela Ação Penal 470, ficou a cargo de José Dirceu, que por cumprir pena no regime semi-aberto, pôde trabalhar e apenas dormir no presídio. Ele enviou uma proposta para trabalhar no Hotel Saint Peter, como gerente, e receber um salário de R$ 20 mil. A repercussão acabou sendo negativa para o próprio Dirceu, pois a proposta era cinco vezes maior do que o que um profissional da área recebe. Investigações revelaram irregularidades no Hotel Saint Peter, sendo o sócio majoritário, um homem no Panamá que nem ao menos tinha conhecimento do empreendimento, um laranja. O ministro Joaquim Barbosa negou o pedido e Dirceu com a imagem desgastada desistiu do cargo. Novamente outro pedido, agora para trabalhar em um escritório de advocacia, com um salário mais modesto, de R$ 2 mil.

PROTESTOS
Se 2013 pudesse ser definido em uma palavra, uma delas com certeza seria: “protesto”. As manifestações se estenderam por todo o país. Várias categorias foram para as ruas em busca de reajustes salariais, reformas políticas, melhoras para as áreas de saúde, educação… dentre outros motivos.
Em junho aconteceu o fia Nacional de Lutas em Salvador, convocado pelos sindicatos e marcado pela paralização de trânsportes publicos, não funcionamento de lojas e bancos. Dentre as categorias que se destacaram esse ano estão inclusive a das baianas de acarajé que buscavam um lugar na Arena Fonte Nova, para a comercialização tradicional bolinho baiano.
Em junho aconteceu o dia Nacional de Lutas em Salvador, convocado pelos sindicatos e marcado pela paralisação de transportes públicos, não funcionamento de lojas e bancos. Dentre as categorias que se destacaram esse ano estão inclusive a das baianas de acarajé que buscavam um lugar na Arena Fonte Nova, para a comercialização tradicional bolinho baiano.
Greve dos Bancários
Já os bancários realizaram a greve mais longa desde 2004, iniciada em 19 de setembro com término apenas vinte e sete dias depois. Durante a paralisação foi realizada uma passeata no centro da cidade e centenas de agencias permaneceram fechada até a Federação Nacional dos Bancos fecharem acordo com o sindicato da classe.
Já os bancários realizaram a greve mais longa desde 2004, iniciada em 19 de setembro com término apenas vinte e sete dias depois. Durante a paralisação foi realizada uma passeata no centro da cidade e centenas de agências permaneceram fechadas; até a Federação Nacional dos Bancos fecharam em acordo com o sindicato da classe.

“O gigante acordou” – O grito que se espalhou pelas ruas do Brasil 
Em junho a onda de manifestações que se espalharam por todo o país chegou na capital baiana. Inicialmente tendo como finalidade mostrar a insatisfação com o transporte público das cidades e como ação de repúdio as agressões durante os protestos em São Paulo, Goiânia e Rio de Janeiro, os protestos tomaram outros rumos, mostrando a indignação e insatisfação de todo o povo brasileiro com outros setores da sociedade. “O gigante acordou”, assim gritava toda a população que exigia melhoras na educação e saúde pública, o queda da PEC 37, a prisão de mensaleiros, os gastos nas Copas (das Confederações e do Mundo em 2014) dentre outros.
Em junho a onda de manifestações que se espalharam por todo o país chegou na capital baiana. Inicialmente tendo como finalidade mostrar a insatisfação com o transporte público das cidades e como ação de repúdio as agressões durante os protestos em São Paulo, Goiânia e Rio de Janeiro, os protestos tomaram outros rumos, mostrando a indignação e insatisfação de todo o povo brasileiro com outros setores da sociedade. “O gigante acordou”, assim gritava toda a população que exigia melhoras na educação e saúde pública, o queda da PEC 37, a prisão de mensaleiros, os gastos nas Copas (das Confederações e do Mundo em 2014) dentre outros.
Vandalismo e repressão policial 
De um lado estavam os manifestantes que mobilizaram toda a população para irem as ruas, entretanto do outro estava os atos de vandalismo que resultaram em fortes repressões polícias. O primeiro dia de protesto em Salvador aconteceu no dia 17 de junho, onde milhares de pessoas se concentram na região do Iguatemi onde fizeram um protesto pacífico. Já os que sucederam mostraram cenas de vandalismo e violência policial.  (Foto:Kleyton Cintra)
De um lado estavam os manifestantes que mobilizaram toda a população para irem as ruas, entretanto do outro estava os atos de vandalismo que resultaram em fortes repressões polícias. O primeiro dia de protesto em Salvador aconteceu no dia 17 de junho, onde milhares de pessoas se concentram na região do Iguatemi onde fizeram um protesto pacífico. Já os que sucederam mostraram cenas de vandalismo e violência policial. (Foto:Kleyton Cintra)


0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.