Semana Cultural e da Consciência Negra movimenta Canavieiras

  A atividade fez parte da exposição itinerante do Museu da Capitania de Ilhéus,que chegou a Canavieiras ampliando o acesso ao patrimônio histórico regional.
Canavieiras viveu,entre os dias 17 e 20 de novembro,uma semana marcada pela valorização da cultura,da memória.A programação especial integrou o projeto Rota Cultural da Capitania:Conectando Saberes e Histórias,o evento foi realizado no Planet Panzini,e atraiu estudantes, professores,agentes culturais e a comunidade em geral.A Secretaria de Cultura de Canavieiras deu todo apoio necessário.
 A abertura aconteceu na segunda-feira(17),com a Oficina Educativa do projeto,que apresentou ferramentas didáticas para o uso de documentos,mapas e diferentes fontes históricas na educação.A atividade fez parte da exposição itinerante do Museu da Capitania de Ilhéus,que chegou a Canavieiras ampliando o acesso ao patrimônio histórico regional.
A mostra reuniu objetos,documentos e registros que narram a trajetória da antiga Capitania de Ilhéus e dos municípios que faziam parte de seu território histórico — entre eles Canavieiras,Una,Itacaré e Camamu.
A Semana Cultural também contou com uma exposição de artesanato, realizada no mesmo espaço,reunindo artesãos e artesãs de Canavieiras e de municípios vizinhos.A iniciativa fortaleceu a economia criativa local e destacou a diversidade das produções manuais da região.
Encerrando a programação,no dia 20 de novembro,a ACAZ – Associação de Capoeira Adeptos do Zumbi promoveu uma grande celebração pelo Dia da Consciência Negra,Social, Ambiental e Cultural.
 A ação reuniu a comunidade em uma caminhada de conscientização sobre a limpeza de resíduos sólidos nas regiões costeiras do município, aliando educação ambiental à valorização da resistência e das raízes afro-brasileiras.


Professor/Vereador Vitor Fábio,Mestre de Capoeira,Lucas,e o Secretário de Cultura de Canavieiras,Tiago Souza

Os estudantes do 6°/7° Ano A e B, da Educação de Jovens e Adultos –EJA, do Colégio Municipal “Paulo Freire”,tiveram a oportunidade de participar da oficina do Projeto “Rotas da Capitania”,ministrada pelas historiadoras ilheenses Vitória Carvalho e Juliane Silva,no dia 19 de novembro de 2025.

Com o apoio da Direção,Vice-Direção e Coordenação muito bem representadas por Débora Moura,Maria de Fátima Vasconcelos e Ana Cláudia Lage,que abrilhantam esta Instituição de Ensino e impulsionam uma educação cultural e democrática, os professores Aéliton,Adeane, Ely Carvalho e Talyana abraçaram a missão de proporcionar esse momento marcante na vida desses alunos.










 WhatsApp do BLOG PAULO JOSÉ: (73) 99941-5577.
Adicione nosso número e envie vídeo,foto ou apenas o seu relato. Sua sugestão será apurada por um repórter. Participe! https://www.instagram.com/fvpaulojose/ e https://www.facebook.com/blogpaulojose Compromisso com a Verdade,Compromisso com Você!

Postar um comentário

0 Comentários