Arataca e Santa Luzia firmam parceria com a UESC

 O foco? Elevar a qualidade da aprendizagem,com prioridade máxima na Alfabetização em nossas escolas!
Os municípios de Arataca e Santa Luzia,ambos na região sul da Bahia, acabam de firmar uma parceria crucial com a UESC(Universidade Estadual de Santa Cruz) nesta terça-feira!
O foco? Elevar a qualidade da aprendizagem,com prioridade máxima na Alfabetização em nossas escolas! 

O que vem por aí?

Sequências didáticas baseadas em diagnóstico à Base Nacional Comum Curricular(BNCC),direitos de aprendizagens específicos de cada ciclo e idade,apresentado pela Doutora Lúcia Fernanda Barros,especialista em Linguística. 
Foco no Professor: Serão desenvolvidas estratégias de trabalho direcionado aos educadores,abrangendo desde a Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental. 
Suporte Técnico-Científico: A UESC fornecerá diagnósticos e sequências didáticas elaboradas por seus profissionais,garantindo um suporte robusto às nossas redes municipais.
''Essa união fortalece nosso compromisso com o futuro das crianças de Arataca! Juntos, vamos construir uma educação de excelência!'',afirma a Secretária de Educação de Arataca,Conceição Maria
As práticas de ensino comprometidas com a aprendizagem ativa dos estudantes, de modo geral, precisam conjugar três princípios básicos: 

  • os conhecimentos prévios e as experiências dos estudantes;
  • o conteúdo a ser ensinado e sua natureza;
  • a variação de estratégias e o levantamento de múltiplas hipóteses didáticas.

O ponto de partida do trabalho desenvolvido em sala de aula é o levantamento dos conhecimentos prévios e o mapeamento das experiências dos estudantes,que podem(e devem)ser feitos de maneiras diferentes.
Verificar o que os estudantes sabem é condição fundamental para favorecer a escolha de estratégias didáticas que permitam ao professor provocar o estudante na construção de conhecimentos novos. 
Para que esse processo seja bem-sucedido,alguns cuidados precisam ser tomados.
O primeiro deles é ter consciência de que perguntar aos estudantes o que eles sabem sobre um determinado conteúdo não apenas é insuficiente,como também pode ser equivocado,dependendo da natureza (procedimental,conceitual,factual ou atitudinal)do conteúdo ou da aprendizagem que está em jogo. 

Atividades que tenham como finalidade verificar o que os estudantes já sabem podem ser planejadas de diferentes formas,entre elas: 

  • desenhos e esquemas representativos;
  • rodas de conversa;
  • produções iniciais de texto;
  • análises de casos e situações;
  • encenações e dramatizações;
  • desafios de lógica.

O que precisa ser garantido pelo professor,independentemente do tipo de atividade oferecido,é que os estudantes lidem com situações-problema diversas,que os provoquem a mobilizar seus conhecimentos para resolver uma tarefa.




 WhatsApp do BLOG PAULO JOSÉ: (73) 99941-5577.
Adicione nosso número e envie vídeo,foto ou apenas o seu relato. Sua sugestão será apurada por um repórter. Participe! https://www.instagram.com/fvpaulojose/ e https://www.facebook.com/blogpaulojose Compromisso com a Verdade,Compromisso com Você!

Postar um comentário

0 Comentários