O ápice do drama ocorreu ao longo desta sexta-feira,quando uma carreta escorregou em uma curva,ficou atravessada e dependurada em uma barra de proteção.O distrito de Santa Maria,em Belmonte,viveu mais um dia de caos e transtornos nesta sexta-feira(24/10),com motoristas,passageiros e moradores enfrentando condições precárias e lentidão extrema no desvio da BR-101.A via,conhecida como “Estrada da Veracel”,virou a única alternativa após a interdição da ponte sobre o Rio Jequitinhonha,mas as fortes chuvas transformaram o trecho em um lamaçal intransitável.O ápice do drama ocorreu ao longo desta sexta-feira,quando uma carreta escorregou em uma curva,ficou atravessada e dependurada em uma barra de proteção.Duas motoniveladoras trabalharam arduamente durante todo o dia para a remoção do veículo,que só foi finalizada no final da tarde, liberando a estrada para o trânsito.Enquanto durou a operação, o tráfego operou no sistema “Pare e Siga”, liberando um sentido por vez a cada hora para o escoamento dos veículos.O resultado foi um congestionamento monumental e relatos dramáticos:alguns motoristas afirmaram ter entrado no desvio na última terça-feira(20)e só conseguiram sair nesta sexta-feira(24/10),passando quatro dias ilhados pela lentidão e pelas péssimas condições da estrada de terra.As autoridades também limitaram o trânsito a veículos com peso máximo de 29 toneladas,com a fiscalização barrando caminhões mais pesados na tentativa de evitar novos atolamentos e acidentes.Enquanto o drama se desenrola,a população cobra uma posição das autoridades. Até o momento,o Governador Jerônimo Rodrigues e sua base aliada não se pronunciaram sobre a crise na via.O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes(DNIT)tem se limitado a disponibilizar máquinas para auxiliar na remoção de caminhões atolados, sem apresentar um plano de ação robusto para melhorar as condições da estrada. Segundo o DNIT, uma nova ponte, orçada em cerca de R$ 100 milhões, está em fase de planejamento,mas ainda sem data para início das obras. A antiga estrutura segue liberada apenas para veículos leves,de até cinco toneladas,enquanto o tráfego pesado continua sendo desviado por uma estrada de terra,que colapsa com frequência e tem se tornado cada vez mais perigosa.
Com a BR-101 interditada e a única rota alternativa em estado calamitoso,motoristas e moradores de Santa Maria seguem presos em um ciclo de sofrimento e incerteza,aguardando uma solução urgente que parece distante.
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