Canavieiras dá início à Campanha de Vacinação Antirrábica Animal 2025 com mobilização em todo município

 A ação tem como objetivo prevenir a raiva,uma doença grave que pode afetar tanto os animais quanto os seres humanos.
Teve início nesta segunda-feira(18)a Campanha Antirrábica Animal, voltada para a vacinação de cães e gatos a partir de três meses de idade.A ação tem como objetivo prevenir a raiva,uma doença grave que pode afetar tanto os animais quanto os seres humanos.
A Secretaria de Saúde,por intermédio da Vigilância Sanitária,informa que o cronograma abrangerá todos os bairros da sede e também será estendido para as comunidades do interior, garantindo ampla cobertura vacinal.
Proteção coletiva – A coordenadora da campanha,Ianna,destacou que a vacinação é essencial para a proteção coletiva. “Vacinar os animais de estimação é um ato de amor e de responsabilidade. Cada dose aplicada representa não apenas a proteção do melhor amigo,mas também a preservação da saúde de toda a família e da comunidade.A raiva é 100% letal,mas totalmente prevenível com a vacinação”, afirmou.
CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO NA SEDE
A vacinação será realizada nos seguintes locais e períodos:
- PSF Tancredão: 18 a 21 de agosto e 25 a 28 de agosto
- PSF Sócrates: 01 a 04 de setembro e 08 a 11 de setembro
- PSF Cidade Nova: 15 a 18 de setembro e 22 a 25 de setembro

Não deixe de vacinar seu animal de estimação! A vacina é gratuita e essencial para a saúde pública.Proteja quem você ama e contribua para um município mais seguro.
Anderson Souza - ASCOM/PMC
Fotos: Wagner da Silva
Edição de Texto e Fotografia: Paulo José


TRANSMISSÃO

A raiva é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura,podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais.O período de incubação é variável entre as espécies,desde dias até anos,com uma média de 45 dias no ser humano, podendo ser mais curto em crianças. O período de incubação está relacionado à localização,extensão e profundidade da mordedura,arranhadura,lambedura ou tipo de contato com a saliva do animal infectado;da proximidade da porta de entrada com o cérebro e troncos nervosos;concentração de partículas virais inoculadas e cepa viral. 
Nos cães e gatos,a eliminação de vírus pela saliva ocorre de 2 a 5 dias antes do aparecimento dos sinais clínicos e persiste durante toda a evolução da doença(período de transmissibilidade).A morte do animal acontece,em média,entre 5 e 7 dias após a 
apresentação dos sintomas. Não se sabe ao certo qual o período de transmissibilidade do vírus em animais silvestres. Entretanto, sabe-se que os quirópteros(morcegos)podem albergar o vírus por longo período, sem sintomatologia aparente. SAIBA MAIS  

WhatsApp do BLOG PAULO JOSÉ: (73) 99941-5577.
Adicione nosso número e envie vídeo,foto ou apenas o seu relato. Sua sugestão será apurada por um repórter. Participe! https://www.instagram.com/fvpaulojose/ e https://www.facebook.com/blogpaulojose Compromisso com a Verdade,Compromisso com Você! 

Postar um comentário

0 Comentários