quinta-feira, 30 de maio de 2024

FOTOS: Missa, Desfile Cívico e Festa Gospel marcam o aniversário de 133 anos de Canavieiras

''A população canavieirense e visitantes estão de parabéns pela grande participação de mais um aniversário da nossa querida cidade'',disse o prefeito Paulo Carvalho.

Canavieiras celebrou em grande estilo mais um aniversário com uma linda e grande festa cívica no dia 25 de maio.Nas primeiras horas do dia os canavieirenses celebraram  os 133 anos de emancipação política do município,com uma Missa festiva na Igreja Matriz de São Boaventura e,em seguida com um magnífico desfile,que reuniu escolas,bandas marciais,fanfarras,orquestras sinfônicas e projetos sociais e culturais locais.No fim do dia a comunidade participou de um culto evangélico e shows da música gospel,na Praça Maçônica.
O hasteamento da bandeira em frente à prefeitura municipal foi um momento especialmente emocionante,pois simbolizou a união e a determinação da cidade em seguir em frente.
Marcaram presenças o Deputado Estadual Ricardo Rodrigues(PSD),e os federais João Bacelar(PL)e Josias Gomes(PT).
O dia também foi marcado pela inauguração do Centro de Apoio SAMU 192,localizado na Av.Professor Assis Gonçalves. 
''A população canavieirense e visitantes estão de parabéns pela grande participação de mais um aniversário da nossa querida Cidade''
,disse o prefeito Paulo Carvalho(foto).
HISTÓRIA
Os primeiros habitantes do município de Canavieiras foram portugueses e brasileiros vindos de Ilhéus,por volta da primeira década de 1700, século XVIII,fugindo pelo que se encontra nos registros dois índios pataxós que saqueavam a região,ou em procura de terras mais férteis que supunham existir mais adiante.Eles migraram para a foz do Rio Pardo onde hoje se encontra a sede do Município.
O município criado com território desmembrado de Ilhéus,com a denominação de Imperial Vila de Canavieiras,por Resolução Provincial de 13 de dezembro de 1832.
No início fixaram-se na região de Poxim(que era pouco frequentado pelos indígenas,essa denominação vem do Tupi "pequeno e feio")onde foi criada a Freguesia de São Boaventura do Poxim,por Alvará Régio de 11 de abril de 1718,do Arcebispo da Bahia e Primaz do Brasil,Dom Sebastião Monteiro da Vide,a nova ilha as margens do Rio Pardo se mostrava mais favorável e com terras mais férteis, onde se deu início ao cultivo da cana-de-açúcar.Foi elevada à categoria de cidade por Ato Estadual de 25 de maio de 1891,do então governador José Gonçalves da Silva.[6]
Em 1746 a história econômica de toda a região sul da Bahia começou a ser mudada em Canavieiras,quando Antônio Dias Ribeiro plantou as primeiras sementes de cacau nas margens do rio Pardo,na Fazenda Cubículo.Com as diversas crises seguidas da cultura cacaueira,tendo como ápice destas a "Vassoura-de-bruxa",passou a dar maior atenção ao turismo,em especial a partir da década de 1980.[6]
Conhecida também pela pescaria de marlim azul,uma nobre pescaria esportiva conhecida no mundo inteiro.Também um dos pontos mais conhecidos para pescaria esportiva de robalo.Canavieiras tem como principal comida típica a "cabeça de robalo",que curiosamente nada tem a ver com este peixe.
Canavieiras é também conhecida como a igreja mãe das Assembleias de Deus na Bahia,pois na cidade foi fundada a primeira igreja dessa denominação evangélica no estado.
*De Canavieiras derivaram-se os municípios de Camacan,Santa Luzia,Mascote,Potiraguá,Itapebi,Pau Brasil,Arataca que foi derivada de Una,que também pertenceu a Canavieiras por um período.
(*Fonte: Wikipédia Google)  - Fotos:Rael Radi














































ADICIONE o WhatsApp do Blog Paulo José-Compromisso com a Verdade,Compromisso com Você! 73 9 9941-5577 https://www.instagram.com/fvpaulojose/ e https://www.facebook.com/blogpaulojose 



0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.