sábado, 13 de janeiro de 2024

Festa da Puxada do Mastro de São Sebastião marca o calendário turístico de Canavieiras

A Festa da Puxada do Mastro de São Sebastião em Canavieiras(Ba),é um dos principais signos explícitos da resistência cultural. 
A puxada do Mastro é uma tradição que vem desde o período colonial

Das mais diversas fontes históricas,as festas são,sem dúvidas,atrativos ideais para a demarcação da memória,cultura e tradição de um povo.No sul da Bahia,mais especificamente em Canavieiras,o povo realiza há décadas uma festa capaz de atrair milhares de nativos,turistas e devotos,num singular ritual de Puxada de Mastro.
A prefeitura da cidade,por intermédio das Secretarias de Cultura e Turismo,organizou mais um grande evento,sendo o primeiro a grande Festa da Virada(Réveillon)que reuniu milhares de pessoas na Praia da Costa.
Para o prefeito Paulo Carvalho(foto;Avante)esses eventos fortalecem o comércio e gera centenas de novos empregos fixos e temporários.O gestor marcou presença ao lado de vereadores,secretários municipais,amigos e colaboradores.Paulo foi bastante cumprimentado pelo povo e convidado a participar de várias fotos e selfies.
A Festa da Puxada do Mastro de São Sebastião em Canavieiras(Ba),é um dos principais signos explícitos da resistência cultural.Dividida em  etapas a festa inicia com o ritual da escolha da árvore,para que no dia 11 de janeiro seja transformada em mastro,semelhante as toras de madeira,utilizadas nas corridas realizadas pelos indígenas que povoavam a costa litorânea,antes mesmo do processo de colonização imposto pelos jesuítas da Companhia de Jesus.
No dia da Puxada do Mastro,outras representações culturais e filarmônicas se apresentam a partir de exibição de batucadas e  figuras dos contos folclóricos;que ao som da zabumba e outros instrumentos,e mais recentemente ao som de mine-trio motiva os participantes a puxarem o tronco pelas ruas e avenidas de Canes,que fazem dos pedaços de corda,folhas,casca e tronco expressões de fé e comungam com a resistência de cada um.
As outras duas etapas da festa são de caráter mais restrito a comunidade,o hasteamento do mastro junto com o quadro e imagem do Santo.
A puxada de mastro é uma tradição popular que vem desde o período colonial.Alguns dizem que é resultado da cristianização dos rituais indígenas.Era uma forma de atrair os nativos para a fé católica.Naquela época,os índios se dirigiam a uma floresta e escolhiam uma madeira, cortavam e descascavam uma árvore.
Vários shows ao vivo agitaram o grande público com a animação dos artistas locais e regionais.









































Fotos: Rael Radi e Charles Kitan

ADICIONE o WhatsApp do Blog Paulo José-Compromisso com a Verdade,Compromisso com Você! 73 9 9941-5577 https://www.instagram.com/fvpaulojose/ e https://www.facebook.com/blogpaulojose 


0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.