quinta-feira, 19 de outubro de 2023

Alunos do Curso de Assistente Administrativo do IFBA-Camacan debateram 'Oportunidades e Desafios para o Empreendedorismo Social'

 A arte de empreender motiva várias pessoas,no mundo todo.São milhares de ideias que, quando colocadas em prática,mudam a vida de cidades e até mesmo países

Na noite desta quarta-feira,18,cursistas —Assistente Administrativodo Centro de Referência Cima Mata Atlântica de Camacan,Ba(IFBA/Campus Ilhéus),participaram da Mesa :Oportunidades e Desafios para o Empreendedorismo Social:Caminhos para a Sustentabilidade.
A palestra/aula teve como aplicadores Eduardo Silva(Agente de Desenvolvimento Sala do Empreendedor de Camacan);Professor Mestre Fabrício Longuinhos(IFBA-Campus Ilhéus)e o Professor Mestre Rafael Bertoldo(UESC-Universidade Estadual de Santa Cruz).
A arte de empreender motiva várias pessoas,no mundo todo.São milhares de ideias que,quando colocadas em prática,mudam a vida de cidades e até mesmo países.Por mais que seus propósitos sejam diferentes,o objetivo final dessas organizações é sempre o de mudar alguma realidade e/ou resolver um problema enfrentado pela sociedade 
''O emprego está diminuindo e o trabalho empreendedor está aumentando'', afirma o Professor e administrador Fabrício Longuinhos(foto).
Além disso,um dos grandes desafios do setor é a conciliação de objetivos sociais e financeiros,com focos iniciais na saúde e educação.''É preciso se preocupar com a saúde do corpo e da mente,para que se tenha energia suficiente  para produzir patrimônio'',completou Longuinhos.Camacan,atualmente,conta com 865 MEIs(Microempreendedores Individuais).
Um dos maiores desafios dos empreendedores sociais está em obter acesso a financiamentos e atrair investidores,principalmente na fase inicial do ciclo de negócios.É nesse cenário que podemos buscar a ajuda necessária,em instituições importantes,a exemplo SEBRAE que implica uma grande rede de apoio e controle estratégico-operacional,conforme esclareceu o professor Rafael(foto).
Confira os principais desafios de empreender!
Calcular os custos antes da abertura da empresa.
Tornar a empresa reconhecida no mercado. 
Captar clientes. 
Entender sobre taxas e tributos. 
Fazer a gestão financeira.
Criar valor para o negócio. 
Adquirir créditos. 
Cuidar das burocracias.
No grupo de WhatsApp'Assistente Administrativo',alguns alunos postaram seus encantos e satisfação,após o término da aula.
Selecionamos algumas manifestações:
''A palestra foi muito produtiva,obrigada!'',
escreveu Débora Bynha
''Um verdadeiro show de conhecimentos!Agregou demais na minha vida!Poderia durar mais'' 
,Jhafia Muniz
''Verdade,a palestra de hoje foi show!Professor Longuinhos despertou vários gatilhos;oratória muito boa'',
July Viana
''Foi top,amei!Muitos conhecimentos.É sempre bom participar dessas palestras,para despertarmos''
,Milla
''Os caras são bons,vivência muito estruturada;Bertoldo ensinou um lado empreendedor que muitos não sabiam,inclusive eu.Obrigado aos envolvidos'',
Gustavo Marcelino.
Não resta dúvida sobre a utilidade e o crescimento do IFBA-Camacan, uma importante porta do presente com luz no futuro.Porém,as maneiras de fazer com que isso aconteça dependem de cada um de nós.Que muitos cursos sejam implantados e,que todos saibam aproveitar as oportunidades. 



ADICIONE o WhatsApp do Blog Paulo José-Compromisso com a Verdade,Compromisso com Você! 73 9 9941-5577 https://www.instagram.com/fvpaulojose/ e https://www.facebook.com/blogpaulojose 



Fotos:Professor/Coordenador Jálvaro da Hora

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.