quarta-feira, 30 de março de 2022

02 de Abril:Dia Mundial da Conscientização do Autismo: Aprenda a identificar os sinais

 

Em 2007,a ONU(Organização das Nações Unidas)declarou a data de 2 de abril como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo.Essa iniciativa ocorreu para chamar a atenção da sociedade e ajudar milhões de pessoas que têm o transtorno ou àquelas que ainda sequer foram diagnosticadas. O objetivo é levar informação à população para reduzir a discriminação, preconceito e negligência contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista(TEA).

O TEA afeta habilidades de percepção social e prejudica em intensidades diversas áreas do neurodesenvolvimento motor,cognitivo,sensorial e de comunicação social do autista que se manifesta diferente em cada pessoa.Desde muito cedo existem alguns padrões de comportamento bem conhecidos,pré-definidos,que podem ser observados pelos pais desde o nascimento,especialmente antes dos 16 meses.De acordo com o Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais(DSM-5)e com diversas evidências científicas,os pais podem e devem começar a notar os primeiros sinais de TEA antes mesmo dos 3 anos de idade.

Alguns sinais que podem ser percebidos antes dos 12 meses são: desatenção à voz do adulto;não balbuciar;olhar perdido da mãe ou outro responsável;não estende os braços para pedir colo;falta de contato visual no momento da amamentação;não responde com imitação ações como sorrir ou mostrar a língua. 

Se até os 16 meses seu filho não der “tchauzinho” com as mãos;ausência da fala ainda perpetua;não procura com o olhar;não gosta de ser tocado; tem locomoção atípica,como andar nas pontas dos pés,pouca reciprocidade ao ser tentado interações com elas,atraso ou regressão de fala e comportamentos repetitivos devem ser os principais sinais de alerta.Na suspeita,deve-se procurar por um especialista(pediatra, neuropediatra ou psiquiatra infantil)deve ocorrer quando esses atrasos aparecem de forma significativa e incomodam o convívio com elas.

A partir do momento em que essa dúvida surge,a visita a um médico ou profissionais de saúde familiarizados com o tema deve ser urgente e indispensável pois,a partir da triagem,a criança poderá ser encaminhada a profissionais especializados e poderá começar um tratamento precoce. O diagnóstico do autismo deve ser feito por profissionais especializados na área e realizados a partir da observação direta da criança,entrevistas com os pais e pelo uso de questionários e instrumentos direcionados.

ATENÇÃO:

Nesta quinta-feira,31,o Blog Paulo José entrevistará às 10h da manhã,o fonoaudiólogo Niquison Carvalho e a psicóloga clínica Joseane Carvalho.A entrevista terá transmissão ao vivo pelo Informativo Camacan e no Yuotube Canal Blog Paulo José. 

ADICIONE o WhatsApp do Blog Paulo José-Compromisso com a Verdade,Compromisso com  Você! 73 9 9941-5577 http://Instagram.com/fvpaulojose e Clique aqui e siga nossa página no Facebook  

Fonte:Jornal A Crítica

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.