terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Camacan:Defesa Civil e Cemaden vistoriam e instalam pluviômetros

 

Durante todo dia de hoje,14/12,a Defesa Civil Municipal de Camacan,juntamente com os técnicos do Cemaden(Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais)fizeram vistoria e manutenção dos pluviômetros instalados em alguns pontos da cidade.Para o coordenador da Defesa Civil local,Ednan Xavier,o serviço é de grande importância para que a cidade seja muito bem monitorada.Também estiveram presentes os técnicos contratados pela prefeitura de Camacan:Omar Ourives e Gilberto galeguinho.O prefeito Paulo do Gás,que se encontra na capital do país,disse que tem colocado todas as suas equipes à serviço do povo.

 O que são Pluviômetros? 

O pluviômetro é um instrumento utilizado para coletar e medir as chuvas. A quantidade de água captada é mostrada em milímetros(mm).Uma chuva de 1 mm por minuto,é equivalente a 1 litro de água por minuto em uma área de 1 metro quadrado(m2).Por exemplo,se sua casa tem um telhado com 10 metros quadrados e após uma hora de chuva o pluviômetro marcar 20 mm,quer dizer que cerca de 200 litros foram despejados sobre sua casa na última hora. 

Existem muitos tipos de pluviômetros,alguns mais simples do que outros. Mas todos com a finalidade de medir a chuva.Os principais tipos são:

•Convencionais –armazena a quantidade de chuva.A medição é feita e anotada manualmente.

•Semiautomáticos –mede e armazena a informação sobre a quantidade de chuva.A leitura é feita por meio de um painel digital.

•Automáticos –mede,armazena e transmite automaticamente a informação sobre a quantidade de chuva.




ADICIONE o WhatsApp do Blog Paulo José-Compromisso com a Verdade,Compromisso com  Você! 73 9 9941-5577 http://Instagram.com/fvpaulojose e Clique aqui e siga nossa página no Facebook   


 

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.