quarta-feira, 21 de abril de 2021

Profissionais do Samu recebem novos uniformes em Arataca

 

Na última sexta-feira(17/04)a Secretária de Saúde de Arataca,Amora Rios,se reuniu com equipe do SAMU-192 para planejamento e avaliação das ações,e ao fim,houve também a entrega do fardamento completo da equipe.

A Administração de Arataca,chefiada por Fernando Mansur Ferlu  realizou a entrega de novos uniformes,para os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência(SAMU 192).O prefeito Ferlu,disse aos membros da equipe o quanto o uniforme é respeitado e a admiração que as pessoas do município têm pelo trabalho prestado.“Nosso objetivo é oferecer todo suporte necessário para que os profissionais consigam desempenhar sua função com eficiência.Sentimos a necessidade de renovar os uniformes,pois além de preparados os profissionais precisam estar devidamente equipados”,enfatizou o Prefeito.

“O SAMU é um serviço de grande utilidade dentro da rede de saúde e a qualificação é essencial para a qualidade na prestação de serviços aos cidadãos”,comentou a Secretária de saúde,Amora.

O que é o Samu?-O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência(SAMU)192 tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência de natureza clínica,cirúrgica,traumática,obstétrica,pediátrica,psiquiátrica,entre outras,que possa levar à sofrimento,sequelas ou mesmo à morte.Trata-se de um serviço pré-hospitalar,que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível.

Como funciona

O atendimento do SAMU inicia a partir do chamado telefônico,quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações.O serviço pode ser acessado gratuitamente pelo número 192,que funciona 24 horas, a partir de qualquer telefone,fixo ou móvel.A ligação é atendida por técnicos que identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização. 

Em seguida,as chamadas são encaminhadas ao Médico Regulador,que fica na central em Itabuna.“Por isso que,ao ligar para o 192 aqui de nosso município,a ligação cai em Itabuna,que presta orientações às vítimas e aciona a ambulância quando necessário”,explica um coordenador do SAMU.

Quando chamar

O SAMU realiza os atendimentos em qualquer lugar:residências,locais de trabalho e vias públicas,e conta com equipe que reúne médicos,enfermeiros,técnicos de enfermagem e condutores socorristas.A composição da equipe depende da necessidade e da unidade disponível no local.

As ocorrências atendidas são:problemas cardio-respiratórios;intoxicação exógena;queimaduras graves;maus tratos;trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto;tentativas de suicídio;crises hipertensivas;acidentes/traumas com vítimas;afogamentos;choque elétrico;e acidentes com produtos perigosos.




ADICIONE o WhatsApp do Blog Paulo José-Compromisso com a Verdade,Compromisso com Você! 73 9 9941-5577   Clique aqui e siga nossa página no Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.