segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Filhote de Onça Pintada é encontrado gravemente ferido em um lixão de Santa luzia

 

Um filhote de onça pintada(parda)foi encontrado gravemente ferido em uma estrada às margens de um lixão da cidade de Santa Luzia,no interior baiano.Estima-se que ele tenha aproximadamente quatro meses de vida.O animal foi localizado por Juliana Estevão,estudante de odontologia,durante uma caminhada e foi levado para sua residência.Juliana contou à nossa reportagem que de imediato entrou em contato com a polícia ambiental,que garantiu que virá resgatar o animal.

O animal apresenta alguns ferimentos que só serão identificados após um exame veterinário.Apesar de ser um animal muito novo o quadro evolui satisfatoriamente,e já foi possível notar que ele está respondendo aos estímulos.Pela gravidade dos ferimentos ainda não é possível afirmar que o pequeno felino terá alguma sequela,e que tão logo esteja recuperado o mesmo deverá ser encaminhado ao CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres).

 

A onça-pintada é o maior felino do continente americano, podendo chegar a 135 kg. É um animal robusto, com grande força muscular, sendo a potência de sua mordida considerada a maior dentre os felinos de todo o mundo. Suas presas naturais são animais silvestres como catetos, capivaras, jacarés, queixadas, veados e tatus. Outra característica marcante dessa espécie é que ela não mia como a maioria dos felinos. Assim como o Leão, o Tigre e o Leopardo, ela emite uma série de roncos muito fortes que são chamados de esturro. 

Características

Possui pelagem amarelo-dourado com pintas pretas na cabeça, pescoço e patas. Nos ombros, costas e flancos tem pintas formando rosetas que têm, no seu interior, um ou mais pontos.O Leopardo (Panthera pardus), que ocorre na Ásia e África, também possui rosetas, porém sem pontos pretos no interior. Podem ocorrer indivíduos inteiramente negros, sendo esta apenas uma característica melânica da mesma espécie. Mesmo nesses indivíduos, as pintas podem ser visualizadas na luz oblíqua. 

Distribuição

Originalmente a distribuição deste animal se dava desde o sudoeste dos Estados Unidos até o norte da Argentina. Atualmente ela está oficialmente extinta nos Estados Unidos, é muito rara no México, mas ainda pode ser encontrada na América Latina, incluindo o Brasil.De maneira geral, porém, suas populações vêm diminuindo onde entram em confronto com atividades humanas. No Brasil ela já praticamente desapareceu da maior parte das regiões nordeste, sudeste e sul.Ocorre em vários tipos de habitat, desde florestas como a Amazônica e a Mata Atlântica, até em ambientes abertos como o Pantanal e o Cerrado. São animais de hábitos solitários, tendo maior atividade ao entardecer e à noite.

 Presas

Suas presas naturais consistem de animais silvestres como catetos, capivaras, queixadas, veados e tatus. No entanto quando o número destes animais diminui, geralmente por alterações ambientais provocadas pelo homem, as onças podem vir a se alimentar de animais domésticos e por esse motivo são perseguidas. 

Ameaças

A destruição de habitats aliada à caça predatória devido principalmente ao alegado prejuízo econômico causado às criações de animais domésticos fazem com que as populações venham sendo severamente reduzidas.É classificada pela IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza) e pelo IBAMA como espécie vulnerável e está no apêndice I do CITES

ONÇA PARDA

A Onça-Parda,conhecida também como Suçuarana,Onça-vermelha,Puma ou Leão-da-Montanha,é um animal que vive nas três Américas.De acordo com a Polícia Ambiental,é comum encontrar onças dessa espécie na região.A Polícia Ambiental alerta aos motoristas que trafegam pelas estradas rurais para que redobrem a atenção sempre ao anoitecer, quando esses animais procuram sair para caçar para que não os atropelem.Sendo o segundo maior felídeo neotropical,menor apenas que a onça-pintada.Chega a atingir 1,08 m de comprimento,mais a cauda que é longa medindo até 0, 61 m e 63 cm de altura e a pesar até 80 kg.Seu pelo é em geral bege-rosado,podendo ser cinza,marrom ou cor-de-ferrugem.Seu período de vida é de 20 anos.Entre os felinos é um dos melhores saltadores,podendo saltar para o chão, de alturas de até 15 metros, pode dar também saltos de até 6 metros de extensão isto facilita sua caça.

ADICIONE o WhatsApp do Blog Paulo José-Compromisso com a Verdade,Compromisso com Você! 73 9 9941-5577  Clique aqui e siga nossa página no Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.