sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

CURIOSIDADE:Sabe o que a numeração dos sapatos significa?

 

 

35,36,37,38…De onde vieram esses números?E por que eles mudam conforme o país?Bom, essa história é antiga e começa por volta do século 17,na Inglaterra.Após algumas variações na medida,os ingleses adotaram o tamanho de um terço de polegada(0,846 cm), o equivalente a um grão de cevada.Durante a revolução industrial,as nações européias decidiram padronizar o tamanho do grão e o transformaram em uma unidade chamada ponto.Portanto,hoje,no Reino Unido e em alguns territórios que foram colônias britânicas,como os Estados Unidos,utiliza-se o ponto inglês.

Como a variação de um número para outro é relativamente grande(de quase 1 cm),criou-se o meio ponto(0,423 cm).Por isso,existem sapatos 7,5, 8,5 e assim por diante!O valor desse ponto varia de acordo com o país.No Brasil,assim como na França,adotamos o ponto francês.Ele surgiu em Paris no século 19 e equivale a dois terços de um centímetro(0,66 cm).No entanto,a nossa contagem é um pouco diferente,pois começamos a contar a partir do -2.Calma,a gente te explica!Se você usa 35 no Brasil, seu número francês será 37.Entendeu?

Essa divergência na escolha de marcos para o início da contagem está relacionada à diferença na largura média dos pés dos cidadãos de cada país.O que não é tão fácil assim é a conversão do número do Brasil para o padrão utilizado na Inglaterra.Isso porque até o 13,5 o tamanho é infantil para os ingleses.Assim,se você calça 36 no Brasil,isso equivale ao número 18,5 no Reino Unido,mas você precisa pedir um sapato 5,já que a contagem recomeça no 13,5.Ufa!

Enquanto isso,no Japão,a medida é bem mais fácil:um ponto para cada centímetro do pé! Ou seja,se o seu pé tiver 20 centímetros,o número do seu sapato será 20.Simples,né?!

ADICIONE o WhatsApp do Blog Paulo José-Compromisso com a Verdade,Compromisso com Você! 73 9 9941-5577   Clique aqui e siga nossa página no Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.