domingo, 8 de dezembro de 2019

Chefe do Cartório Eleitoral fala sobre a biometria;''ainda há um número grande de eleitores que não fizeram a Biometria''


O entrevistado desta semana é Fábio de Jesus Teixeira,Chefe de Cartório,da 133ª Zona Eleitoral de Camacan.Com experiência de anos na área,Fábio comenta sobre o trabalho da Justiça Eleitoral na cidade e destaca o cadastramento biométrico,que se encerrará definitivamente em 18 de fevereiro de 2020,antes porém,haverá uma parada para o recesso que começará em  19 de dezembro,com retorno aos trabalhos no dia 07 de janeiro de 2020.
Blog Paulo José–O Cartório Eleitoral de Camacan está finalizando o trabalho de coleta de biometria para eleição.Como é realizado?
Fábio de Jesus–O Cartório Eleitoral de Camacan já vem realizando a biometria obrigatória há alguns meses.Para realiza-la é necessário fazer agendamento pelo sítio do TRE/BA(https://agendamento.tre-ba.jus.br/agendamento/publico/index.jsp)ou pessoalmente no Cartório Eleitoral e,no dia agendado,comparecer com documento original,oficial e com foto e comprovante de endereço.
BPJ–O que acontece se o eleitor que vota em Camacan,Mascote,Santa Luzia,Pau Brasil não realizar esse cadastramento biométrico?
Fábio de Jesus–O eleitor que não fizer o cadastramento biométrico terá o título de eleitor cancelado automaticamente em 18 de fevereiro,último dia para fazê-lo.
BPJ–Para quem ainda não fez,qual o procedimento a ser realizado e o prazo final?  
Fábio de Jesus–É necessário fazer agendamento pelo site do TRE/BA (https://agendamento.tre-ba.jus.br/agendamento/publico/index.jsp)ou pessoalmente no Cartório Eleitoral.O prazo termina no dia 18 de fevereiro de 2020.
BPJ– Em 2020 teremos eleições municipais.Para quem deseja transferir o titulo para Camacan ou para aqueles jovens que ainda não se cadastraram, qual é o procedimento e prazo?
Fábio de Jesus–Importante ter em mãos na hora do agendamento:título de eleitor,CPF,comprovante de residência.Nos anos em que não houver eleição,a transferência de título poderá ser requerida a qualquer momento.Nos anos em que houver eleição,poderá ser solicitada até o início do mês de maio(151 dias antes da eleição).
EVITE FILAS!NÃO DEIXE PARA PROCURAR A JUSTIÇA ELEITORAL NOS DIAS QUE ANTECEDEM O ENCERRAMENTO DO PRAZO PARA TRANSFERIR O TÍTULO!
É necessário fazer agendamento pelo sitio do TRE/BA (http://www.tre-ba.jus.br/)ou pessoalmente no Cartório Eleitoral.
BPJ–Onde funciona o cartório e qual a estrutura de atendimento?
Fábio de Jesus–O Cartório Eleitoral está localizado na Trav.Getúlio Vargas–Centro–em frente Noca Moto Táxi,sentido Praça do Bené.Atualmente temos  servidores TRE/BA e servidores requisitados da  Prefeitura.
BPJ–Qual a importância da Justiça Eleitoral?
Fábio de Jesus–O Juiz Eleitoral da nossa Comarca é o doutor FELIPE REMONATO.A Justiça Eleitoral é a responsável pela preparação e realização das eleições.As nossas atividades se iniciam com a alocação dos eleitores nos locais de votação;depois,com as escolhas de mesários que trabalharão em cada pleito;registro das candidaturas nas eleições municipais;análise de toda a documentação dos candidatos registrados;distribuição do tempo da propaganda no rádio e na TV;fiscalização da propaganda durante todo o período de campanha; realização das eleições;apuração dos votos;proclamação e diplomação dos eleitos.Acesse aqui para agendar o seu horário.
A estudante Geovana Araújo,16 anos,foi ao cartório eleitoral neste domingo,08,e tirou o seu primeiro título de eleitor.
Transferência (mudança de município)
Como fazer?
O eleitor deverá comparecer ao cartório eleitoral ou à unidade de atendimento do município onde deseja votar,apresentando um dos seguintes documentos:
●carteira de identidade;
●carteira de trabalho (CTPS);
●carteira emitida pelos órgãos controladores do exercício profissional, criados por lei federal (ex.: OAB,CREA,CRM etc);
●certidão de nascimento ou casamento;
●carteira de motorista (CNH);
●passaporte,desde que contenha informação relativa à filiação.
Será preciso ainda:
●ter tirado o primeiro título ou feito a última transferência há mais de 1 ano;
●morar,estudar ou trabalhar no novo município há pelo menos 3 meses;
● pagar as multas devidas,se houver.



SE VOCÊ tem alguma denúncia ou algo importante  e quer contar pra todos,colabore com a reportagem do BLOG PAULO JOSÉ e envie seu material para o e-mail: fvpaulojose@gmail.com
ADICIONE nosso WhatsApp 73 9 9941-5577

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.