terça-feira, 2 de abril de 2019

SAÚDE:O mundo azul do autismo: conheça o transtorno que atinge mais de 200 mil pessoas na Bahia


Apesar de o Brasil não possuir índices oficiais, estatísticas baseadas em dados da ONU-Organização das Nações Unidas e do CDC(Centro de Controle de Doenças e Diagnósticos, sigla traduzida para o português), o autismo atinge mais de 220 mil pessoas na Bahia e em torno de 43 mil somente em Salvador.Mesmo assim,o transtorno ainda é rodeada de dúvidas e estigmas. 
Foto:WhatsApp
Para ajudar a disseminar informações sobre a condição, o 2 de abril foi escolhido como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.Segundo o vice-presidente da Associação de Amigos do Autista da Bahia(AMA), Leonardo Martinez,o Transtorno do Espectro do Autismo(TEA)é um distúrbio do desenvolvimento que,normalmente,surge nos primeiros três anos de vida da criança. É mais comum em meninos,por isso tem como símbolo a cor azul e o termo “mundo azul”. 
“O TEA atinge principalmente a comunicação,a interação social,a imaginação e o comportamento.Não é algo que pode ser contraído ou transmitido por contato.Estudos científicos avançados e publicados por Dr. Alysson Muotri (biólogo brasileiro, PHD,pesquisador do Instituto Salk para Estudos Biológicos, em La Jolla,San Diego),convergem no sentido de o autismo ser desenvolvido desde o útero da mãe e possui fatores por questões genéticas ainda em processo de investigação avançada”,contextualizou Martinez,que é pai de Vinícius,14 anos, diagnosticado com autismo severo.
Ele conta que ainda não há notícias sobre a causa específica do que acarreta o autismo e,por isso,não há uma fórmula para a cura. “Contudo,todas as pessoas,especialmente crianças com TEA que são estimuladas e postas em mediação adequada, continuam a demonstrar progresso no desenvolvimento e melhora no prognóstico. Há muito que pode ser feito para ajudá-las e o mais importante dos ingredientes é o amor e a intervenção adequada mais precoce possível”,resumiu o vice-presidente. 
Diagnóstico 
Para conseguirem o diagnóstico se os seus filhos possuem algum nível de autismo,os pais devem levá-los regularmente ao pediatra nos primeiros anos de vida,além de observar os marcos do desenvolvimento na carteira de vacinação.O Ministério da Saúde traça,mês a mês e ano a ano, o desenvolvimento esperado de uma criança.Se esses pontos não seguem a curva,é muito importante que a família leve a criança ao neuropediatra o quanto antes. 
É importante observar,por exemplo,como o bebê olha para objetos;o modo que ele pede o que quer;como reage quando lhe apontam para alguma direção;o olhar na hora da amamentação;como responde ao colo de qualquer pessoa;se apresenta inquietação constante,apatia exacerbada ou choro quase ininterrupto.Há diversas formas de detectar os sinais,mas o mais importante é consultar um especialista antes de colocar qualquer "neura" na cabeça. 
Mesmo com estudos mostrando que 1 em cada 59 crianças está dentro do transtorno do espectro autista,são poucos os centros especializados no tratamento e atendimento das pessoas com essa condição.Em Salvador,há o Centro de Referência do Estado (CRETEA),que possui uma fila de espera de mais de três mil pessoas, e a AMA, que é a única Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) da Bahia que atende exclusivamente pessoas com autismo. 
Na AMA,são atendidas 226 pessoas,entre crianças,adolescentes e adultos, de forma totalmente gratuita e sem repasses de verba do Estado e do município.A instituição tem um convênio com as secretarias de Educação de Salvador e da Bahia,que cedem professores para o atendimento dos assistidos.Com uma fila de espera de quase mil pessoas,a AMA funciona em uma casa alugada e vive de doações. 
Encontros 
Acontece hoje,na cidade de Canavieiras,sul da Bahia,um movimento de apoio aos autistas e seus familiares,com saída às 9:00 h da manhã da Feira Velha,com encerramento na Praça da Bandeira,em frente à câmara de vereadores.A organização é da AMA.
Também nesta terça-feira(2),o vereador Cezar Leite (PSDB)realizará na Câmara Municipal de Salvador,às 9h,uma sessão solene para conscientizar as pessoas acerca do autismo, a exemplo do que vem sendo feito na Bahia, iniciativas para a inclusão e o mercado de trabalho para esse público.Leite, que é médico e tem um filho com autismo severo,abraçou a causa dos autistas e dos deficientes em geral. 
“Já venho nessa luta há alguns anos.Meu filho Filipe,de 19 anos,sem falar,me ensinou muito, principalmente sobre tolerância,sobre ser mais humano e respeitar mais as pessoas. Estamos neste mundo para ajudar e servir”, confidenciou o vereador.O seu mandato tem dado suporte a várias ações na Bahia,com o fornecimento de equipes e materiais gráficos para os eventos voltados para o público autista. 
Já no próximo sábado (6),será a vez da AMA realizar um evento para celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.A partir das 9h, além de promover brincadeiras,homenagens e sorteios de prêmios, a instituição fará uma apresentação sobre a importância da informação sobre o autismo, especialmente a necessidade da construção de uma sede própria. 
No evento, também haverá a atualização da lista para atendimentos na AMA.“Ou seja, quem tem um filho ou parente com autismo e deseja atendimento, faremos, no dia 6, a inscrição. Elas poderão ser atendidas na sede atual da AMA ou na nova sede, que certamente será construída em breve. Já temos a confirmação da presença do apresentador José Eduardo (Bocão),do presidente da Câmara de Vereadores,Geraldo Júnior,do secretário de Educação de Salvador,Bruno Barral,e já enviamos convite ao prefeito e vice-prefeito da cidade”,antecipou o vice-presidente da AMA. 
Outra oportunidade é a exposição “Autismo com afeto”, que será aberta nesta terça-feira(2)e ficará disponível até o dia 21 no Shopping da Bahia.É uma iniciativa da fotógrafa Anne Karine Neves e tem como objetivo mostrar que tudo é possível quando a pessoa enxerga o outro com o olhar afetuoso.
S E VOCÊ tem alguma denúncia ou algo importante  e quer contar pra todos,colabore com a reportagem do BLOG PAULO JOSÉ e envie seu material para o e-mail: fvpaulojose@gmail.com
ADICIONE nosso WhatsApp 73 9 9941-5577



0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.