terça-feira, 26 de março de 2019

26 de Março,Dia do Cacau:sabia que um ótimo remédio contra o estresse?


 Fruto brasileiro tem benefícios funcionais,a partir da liberação dos hormônios de prazer e bem-estar 
Foto:Calendário BR
O cacaueiro,árvore típica da Amazônia,brota um fruto que funciona como remédio contra certas mazelas do corpo.Para começar,o cacau, quando consumido de maneira e quantidade certas,estimula a produção de hormônios voltados para a sensação de prazer e bem-estar, chamados dopamina e serotonina.Até então,um benefício dos grandes em tempos de estresse nas alturas.Mas imagine que aliado à função relaxante,ele também oferece vantagens funcionais ligadas ao seu poder antioxidante.Saiba que ele também possui flavonoides, substância que combate os radicais livres e o envelhecimento precoce das células do corpo.Isso sem falar nas propriedades vasodilatadoras, capazes de melhorar a circulação sanguínea e estimular uma melhora naquela disposição do dia a dia. Esse famoso “xô,preguiça” atribuído ao fruto também diz respeito à quantidade de cafeína,responsável por ativar o sistema nervoso central.“Tudo isso melhora a circulação sanguínea e favorece o bom funcionamento das artérias e do coração”, reforça a nutricionista Aline Gomes.
O melhor consumo
Em meio a tanto contexto positivo,comer chocolate logo parece ser uma atitude saudável e das mais prazerosas, certo? Depende. “Quanto maior o teor de cacau, mais benéfico é o produto, com versões no mercado de até 80% da fruta na sua composição. Ainda assim, segundo a Anvisa, obrigatoriamente o produto deve apresentar o mínimo de 25% de cacau”,explica Gomes,ao lembrar a existência de outros ingredientes neste tipo de receita,como açúcar e gordura,que aumentam as calorias.Para a nutricionista Lisianny Cocri,a melhor forma de aproveitar os atrativos nutricionais é através do consumo in natura. “Ele tem sabor mais ácido e é mais claro do que o cacau alcalino, aquele que, ao passar pelo processo de alcalinização,diminui a quantidade de polifenóis e seus efeitos benéficos. Pode ser aproveitado tanto em pó, como em nibs”, orienta.Ainda de acordo com a especialista, o rótulo do cacau em pó deve informar se o produto é alcalino.“Quando não tem, supomos que seja natural”,completa.Já o nibs sofre menor processamento,logo costuma ser o mais indicado para consumo.“Mas, cuidado, a fruta tem efeito estimulante, além de poder ser contaminado com fungos que podem sobrecarregar a função hepática e renal. Então, nada de comer em excesso e,à noite,ter cuidado na quantidade para não perder o sono”, alerta Cocri. Fonte: Folha PE
S E VOCÊ tem alguma denúncia ou algo importante  e quer contar pra todos,colabore com a reportagem do BLOG PAULO JOSÉ e envie seu material para o e-mail: fvpaulojose@gmail.com
ADICIONE nosso WhatsApp 73 9 9941-5577
Clique aqui e siga nossa página no Facebook
O Dia do Cacau é comemorado em 26 de março. 
O cacau é a principal matéria-prima para a produção do chocolate. Por isso, muitas pessoas também consideram o dia 26 de março como o Dia do Chocolate.O cacau é um fruto típico da América Central e do Sul, mas também é amplamente encontrado em algumas regiões da África e Ásia.Atualmente, o Brasil assume o posto do quinto maior produtor de cacau do planeta, sendo que 95% da produção nacional é da Bahia.E como celebrar o Dia do Cacau? Além de comer muito chocolate (como é óbvio!) esta data também é útil para debater (principalmente nas escolas) o papel econômico que o cacau representou para o país, em especial para a região sul da Bahia.
Origem do Dia do Cacau
A criação do Dia do Cacau é uma iniciativa do deputado Atayde Armani (DEM-ES), com a intenção de promover um debate sobre como encontrar soluções para a proteção dos cacaueiros dos estados do Espírito Santo e Bahia.

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.