quarta-feira, 27 de setembro de 2017

27 de setembro - Dia de Cosme e Damião, conheça a história deles

Gêmeos de família nobre, Cosme e Damião nasceram na cidade de Egeia, por volta de 260 d.C. Os irmãos atuaram como médicos no Oriente Médio com grande sucesso, tratando também de doentes pobres, sem cobrar-lhes as consultas. Vítimas de perseguição pelo imperador romano Deocleciano, que não aceitava a propagação da fé cristã pelos médicos, Cosme e Damião morreram por volta do ano 300, torturados e degolados.
CANONIZADOS
No ano 630, o Papa Félix IV ordenou a canonização de São Cosme e São Damião. Em Roma, foi construída a Basílica dos Santos Cosme e Damião em homenagem aos dois mártires do cristianismo, e lá estão os restos mortais dos irmãos gêmeos. Relíquias também estão distribuídas em outros templos romanos e igrejas e mosteiros da Alemanha. No Brasil, as igrejas de São Cosme e São Damião ficam lotadas de fiéis, que vão às missas pagar promessas, celebrar e agradecer graças alcançadas por meio da fé nos santos padroeiros de crianças, médicos e farmacêuticos.
COMEMORAÇÃO

O dia de São Cosme e São Damião é celebrado pelos católicos e religiões afro-brasileiras em datas diferentes. Os seguidores do candomblé e da umbanda festejam os santos gêmeos em 27 de setembro. Já a Igreja Católica comemora São Cosme e São Damião em 26 de setembro, porque 27 é dedicado a São Vicente de Paulo, que morreu neste dia. No caso dos gêmeos, não se sabe com exatidão o dia de suas mortes. A Igreja Ortodoxa homenageia os santos no mês de novembro.No dia de São Cosme e São Damião não pode faltar a distribuição de doces, com saquinhos recheados de guloseimas típicas que alegram a criançada. No Rio, a comemoração é feita com doces e brinquedos, enquanto na Bahia, além dos doces, são oferecidos caruru, vatapá e pipoca.

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.