quarta-feira, 29 de março de 2017

Congresso discute fim da reeleição e implantação da lista fechada pra deputados e vereadores

Congresso discute fim da reeleição e implantação da lista fechada pra deputados e vereadores
Duas grandes mudanças estão em curso na política brasileira caso a reforma eleitoral passe no Congresso: o fim da reeleição para cargos no Executivo – presidente, governador e prefeito – e a implantação da lista fechada para eleição de deputados e vereadores. O fim da reeleição vem com a ampliação do mandato de quatro para cinco anos, enquanto que a lista fechada dá poder aos partidos e seus “caciques”. As coligações partidárias acabariam e o financiamento público passaria a ser maior.

Um comentário:

  1. A maioria das mais proeminentes democracias com expressivas participações femininas no Parlamento não adotam a lista fechada, mas a flexível.
    Na lista flexível, caso haja discordância com a lista apresentada pelo partido que se escolha, os eleitores podem reordená-la das formas que julgarem mais apropriadas. A lista de cada votante pode ser completamente transformada, “personalizada”. Para tanto, basta enumerar ao lado dos nomes indicados os ordenamentos de preferência desses eleitores.
    Não é possível que ainda este ano os golpistas venham a instaurar o sistema proporcional com lista fechada em turno único!! Pragmaticamente falando, é preciso que surjam propostas alternativas que, no espectro progressista, conservem as principais características do voto em lista, mas que, mais evidentemente, sustentem a representação política. Uma exemplo disso pode ser o sistema majoritário de lista flexível com voto preferencial absoluto e em dois turnos.
    Por que majoritário e em dois turnos? A eleição para os cargos do Poder Legislativo realizada por sistema majoritário em dois turnos fortalece o pluripartidarismo, além de inibe a formação de novos partidos. Duas funções essenciais para pensar o Brasil atual.
    Só aceito partidos fechando listas se eu também puder fechar a minha!
    Vote nesse proposta:
    https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=68366

    ResponderExcluir

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.