terça-feira, 21 de abril de 2015

Você sabia que Tiradentes era maçom?

Você sabia que Tiradentes era maçom?
Tiradentes era maçom, não tinha cabelo grande nem usava barba longa, muito menos bigode. Aquele Tirandentes da escola, com cara de Jesus Cristo, nunca existiu.  
Há mais de 200 anos, Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes) foi um dos principais líderes da conspiração contra a Coroa portuguesa por causa do aumento da cobrança de impostos. Os inconfidentes se reuniam em Ouro Preto, interior de Minas Gerais, na época chamada de Vila Rica, onde museus ainda guardam documentos com registros da história. Tiradentes foi preso em 1789 (ano da Revolução Francesa), julgado pelos portugueses por alta traição e rebelião, sendo condenado à forca.
A Inconfidência Mineira foi uma tentativa de revolta abortada pelo governo, em pleno ciclo do ouro, na então capitania de Minas Gerais. Foi um dos mais importantes movimentos sociais da História do Brasil.
No final do século XVIII, o Brasil ainda era colônia de Portugal e sofria com os abusos políticos e com a cobrança de altas taxas e impostos. Além disso, a metrópole havia decretado uma série de leis que prejudicavam o desenvolvimento industrial e comercial da colônia. No ano de 1785, por exemplo, Portugal decretou uma lei que proibia o funcionamento de indústrias fabris em território brasileiro.
O movimento da Inconfidência Mineira surgiu com a união de um grupo de militares e intelectuais, ligados à maçonaria, que estava começando no país. Esse grupo sustentava um pensamento contestador da política da época que buscava uma forma de desvincular o Brasil da condição de colônia portuguesa.
SAIBA MAIS
Em 1756 houve um grande terremoto em Portugal que destruiu quase que toda a cidade de Lisboa. E quem arcou com os custos foi o Brasil, pois o Marques de Pombal impôs uma cobrança sobre o ouro de 1/5 sobre o peso do mesmo que deveria ser mandado a Portugal por um prazo de 10 anos consecutivos. Como sempre no Brasil, tudo que é definitivo é provisório e o que é provisório é definitivo. Assim a cobrança do ouro durou 60 anos.
- O que houve foi que as minas de ouro em Vila Rica esgotaram-se e os mineiros não tinham mais como pagar o quinto de imposto. Para piorar, como o ouro estava diminuindo, Portugal estabeleceu uma cota fixa para Vila Rica, devendo ser arrecadado de qualquer maneira 1.500 kg de ouro por ano, não importando a quantidade de produção.
- Na primeira noite em que a cabeça de Tiradentes foi exposta em Vila Rica, foi furtada, sendo o seu paradeiro desconhecido até aos nossos dias.
- Tratando-se de uma condenação por inconfidência (traição à Coroa), os sinos das igrejas não poderiam tocar quando da execução. Afirma a lenda que, mesmo assim, no momento do enforcamento, o sino da igreja local soou cinco badaladas.
- A casa de Tiradentes foi arrasada, o local foi salgado para que mais nada ali nascesse, e as autoridades declararam infames todos os seus descendentes.
- Tiradentes jamais teve barba e cabelos grandes. Como alferes, o máximo permitido pelo Exército Português seria um discreto bigode. Durante o tempo que passou na prisão, Tiradentes, assim como todos os presos, tinha periodicamente os cabelos e a barba aparados, para evitar a proliferação de piolhos, e, durante a execução estava careca com a barba feita, pois o cabelo e a barba poderiam interferir na ação da corda. 
- Na verdade ninguém sabe quem foi o verdadeiro líder da revolução, mas não há dúvida que foi um movimento maçônico que lutava pela independência do Brasil, contando com homens como o Coronel Francisco de Paula Freire de Andrade, o engenheiro químico Dr. José Alvares Maciel, o poeta e coronel Inácio José de Alvarenga Peixoto, o poeta e magistrado Tomaz Antônio Gonzaga (autor das Cartas Chilenas e do poema Marília de Dirceu) e outros.
Informações de pesquisa em diversas fontes na internet.

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.