segunda-feira, 23 de março de 2015

Deixou de ser estadual o agora Colégio Municipal Paulo Freire

Assumiu a direção do Colégio Municipal Paulo Freire o professor Vitor Fábio Torres Homem, que era diretor da Escola Municipal Profa. Noécia Cavalcante. 
Na direção do Paulo Freire agora estão, além do diretor Vitor Fábio, os coordenadores pedagógicos Olivia Correia Costa, Renata Guerreiro e Enéas Carvalho Neto e a secretária escolar Angels Chachá. 
Eles foram nomeados para os cargos pelo prefeito Almir Melo, por indicação da secretária municipal de Educação, Emília Cristina Augusto dos Santos. 
Referência na educação de jovens e adultos 
Como já anunciado, o hoje Colégio Municipal Paulo Freire era o Colégio Estadual Paulo Freire, que por sua vez já havia sido Colégio Estadual Paulo Souto. 
O diretor Vitor Fábio disse que “assumimos a escola de maior tradição de nossa cidade na EJA - Educação de Jovens e Adultos, que adota uma perspectiva freiriana de Educação, e aí está nosso grande desafio, que é transformar este colégio em uma referência nessa área, ao tempo em que devemos elevar também a aprendizagem no Ensino Fundamental II”. 
Nos últimos anos as matrículas no então Colégio Estadual Paulo Freire decaíram, e este passou a dividir a modalidade EJA com outras escolas. Sobre esse aspecto, comenta Vitor Fábio: 
- Começamos imediatamente a trabalhar pelo resgate da tradição deste colégio nessa área; ao assumirmos ele estava com 292 alunos matriculados no Fundamental II e na modalidade EJA, e hoje já temos 700 alunos no Fundamental II e mais 330 na EJA; isso faz o Paulo Freire já ser agora a maior escola do município em número de alunos e, se contarmos os núcleos de ensino dos povoados de Pimenteiras e Era Nova, já seríamos uma das maiores escolas da nossa região. 

Reverter índices ruins da educação brasileira 
Com relação à qualidade da educação pública, em que o Brasil se destaca com um dos piores índices educacionais, afirma Vitor Fábio que “precisamos diminuir o abismo existente entre teoria e prática”, asseverando que “a sala de aula deve se transformar em um mundo interessante e encantador, em que a leitura de mundo parta das vivências do educando, e não apenas do conhecimento cristalizado pelas universidades e acumulado pelo tempo”. 

Acredito que dessa forma elevaremos a aprendizagem e, consequentemente, diminuiremos a evasão e a distorção idade/série, decorrente da reprovação, disse, confiante, o diretor Vitor Fábio, para concluir: 

- Temos uma importante missão no Paulo Freire e, para isso, a escola conta com uma equipe especializada de professores, coordenadores pedagógicos e funcionários, com compromisso do tamanho que deve ser a qualidade da educação pública, como conta também com o apoio e confiança da administração municipal. 

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