PCdoB lamenta escolha de João Leão para vice na chapa governista

Em nota enviada à imprensa, o Partido Comunista do Brasil (PC do B) se mostrou insatisfeito com a escolha de Jaques Wagner (PT) para o vice de Rui Costa na chapa governista. O governador decidiu pelo deputado federal João Leão (PP) para ocupar a última vaga da chapa governista.
O partido lembra a reivindicação pela escolha do nome de uma mulher para o cargo, colocando a deputada federal Alice Portugal à disposição, sob o argumento de que “o critério para definição não deveria absolutizar o tamanho de bancadas ou número de prefeitos, mas levar em conta aspectos outros, republicanos, para que o perfil progressista da chapa não ficasse comprometido.”

A nota exalta ainda a trajetória de aliança do partido com PT desde o primeiro mandato, seu desenvolvimento político no Estado – elegendo 224 vereadores, 13 prefeitos, 23 vice-prefeitos, dois deputados federais e três estaduais -, mas lamenta “não ter sido ouvido sobre o desfecho e nem consultado sobre acertos” sobre a escolha de Leão.
“Houve a decisão diferente, sem a presença do sexo feminino tão reivindicada pelos que lutam pelo protagonismo das mulheres na política, resultando numa chapa que pode transparecer para parcelas da população como de cunho conservador. Havia um entendimento de que os partidos seriam consultados sobre as decisões finais de composição da chapa, o que não ocorreu conosco”.

Postar um comentário

0 Comentários