terça-feira, 8 de novembro de 2016

Bahia já registrou mais de 500 mortes por câncer de próstata em 2016

Campanha do "Novembro Azul" busca a conscientização dos homens sobre os perigos do câncer de próstata (Foto: Divulgação)
Campanha do “Novembro Azul” busca a conscientização dos homens sobre os perigos do câncer de próstata (Foto: Divulgação)
Redação VN
 O Câncer de Próstata é uma das doenças mais perigosas para o homem. É o câncer que mais mata pessoas na Bahia, superando os cânceres do sistema respiratório e o de mama. Só em 2016, a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) notificou 501 mortes por causa desta enfermidade. E nos anos anteriores, 2014 e 2015, foram registrados 1075 e 1107 óbitos, respectivamente. 

 Dr. Wagner Porto alertou a importância de se descobrir a doença quando ainda está na primeira fase, pois assim aumenta as chances de cura. “Existem três formas de comportamento do câncer de próstata: um não-agressivo, um que é medianamente agressivo e o que é bastante agressivo. No caso do não-agressivo, o homem pode morrer com o câncer de próstata, porém não vai morrer por causa dele… Nos outros dois casos, ele deve ser tratado e possuem sintomas como: sangramento durante a urina, dor óssea, fratura espontânea e o mais grave deles, a metástase (quando o câncer se espalha para outros órgãos”, explicou o especialista.
O urologista também falou de como a doença é diagnosticada e como é realizado o tratamento. “Para ser diagnosticado o câncer de mama, além do exame de toque retal e do TSA, deve-se fazer a biopsia para saber qual é o grau do câncer e como ele deve ser tratado. Os tratamentos para a doença são diversos: pode ser somente cirúrgico, pode ser por radioterapia, pode ser por quimioterapia, pode ser a combinação de dois deles ou até de todos… Tudo vai depender do resultado da biopsia e a maneira que o paciente responde a estas formas de tratamento”, disse Wagner Porto.
Exame do toque retal é fundamental para identificação precoce do câncer de próstata (Foto: Divulgação)
Exame do toque retal é fundamental para identificação precoce do câncer de próstata (Foto: Divulgação)
Sobre a questão do exame de toque retal, Dr. Wagner Porto ressaltou a importância da imprensa para falar do exame de toque retal e da divulgação da ideia de acabar com o preconceito que muitos homens acabam por ter na hora de fazer o exame. “É de fundamental importância que os homens deixem esta bobagem de lado. O exame de toque retal é fundamental para se identificar o câncer de próstata e, por isto o Novembro Azul é tão importante e, trabalhos como palestras e, principalmente da imprensa, são fundamentais para esclarecer a população em relação a este tema fundamental, pois são vidas que podem ser salvas com este processo de conscientização”, completou o especialista.
Lembrando que Salvador possui lugares especializados para o tratamento de câncer de próstata de maneira gratuita. Os hospitais Aristides Maltez e o São Rafael são as principais referências no tratamento deste câncer e de outros não só na capital baiana como também em toda a Bahia.

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.