segunda-feira, 14 de novembro de 2016

14 de novembro é o Dia da Alfabetização: temos o que comemorar?

 

O Dia Nacional da Alfabetização é comemorado em 14 de novembro – dia em que também foi criado no país, o Ministério da Educação e Cultura, em 1930. A data, instituída em 1966, é importante para a discussão de um grave problema nacional que ainda assola o país: o analfabetismo.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mesmo que o país ainda registre cerca de 13 milhões de brasileiros que não sabem ler ou escrever, o analfabetismo diminuiu consideravelmente nos últimos quinze anos, embora ainda precise ser feito muito para que esse problema seja completamente erradicado.
No Brasil, mais de 40% das pessoas não compreendem o que leem. Não conseguem entender um breve texto, uma bula de remédio, ou ler uma placa de rua ou ônibus. Soletrar não é ler. Compreensão leitora é um direito, pois é condição para o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas e de desenvolvimento social e econômico de um país. Vamos comemorar o dia de hoje com um apelo: Alfabetização funcional a todos os brasileiros, JÁ! 
A Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro, mostra que quase 50% das pessoas declaram não ler livros - o que resulta em um baixo índice de leitura (2.1 livros lidos inteiros/por ano) - porque não compreendem o que leem, apesar de quase 80% declarar que reconhece a importância social da leitura.
 Instituto Pró-Livro

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.