segunda-feira, 9 de novembro de 2015

65 anos de Eunápolis: data de 5 de novembro passa em branco

65 anos de Eunápolis: data de 5 de novembro passa em branco
Uma data da maior importância para Eunápolis foi esquecida pela imprensa (fazemos aqui nossa mea culpa também), pelas autoridades municipais (principalmente o Departamento de Cultura) e pela população: o 5 de novembro, data da fundação, propriamente dita, de Eunápolis, em 1950, chamado primeiramente de “Km 64”.
Políticos locais que chegam a produzir mensagens alusivas às datas comemorativas de cunho comercial, sequer lembraram em suas páginas do facebook do 5 de novembro, data que era sempre comemorada com festas pelas autoridades, sociedade civil organizada e população.
História - No dia 5 de novembro de 1950, a pedido de Antônio Gravatá Filho (que dá o nome à Rua Dr. Gravatá), engenheiro-chefe da empresa encarregada da construção de um trecho da BA-02 – hoje BR 101 -, foi celebrada uma missa na inauguração do escritório da empresa naquele local. A missa campal foi celebrada onde hoje é a praça Praça Dr. Eunápio Peltier de Queiroz (Praça da Bandeira).
A data foi então aclamada como o dia da fundação do povoado que ali surgia, então denominado “Km 64”. A partir de 1966, o 5 de Novembro passou a ser comemorado como festa popular no povoado, que já era chamado de Eunápolis. Nesse tempo, as ruas do povoado ainda eram de terra, não tinham nomes e eram ocupadas por pequenas casas e grandes quintais.
Na década de 70, as comemorações do 5 de Novembro chegavam a durar de três ou quatro dias e uma programação que incluía bailes, missa, concurso literário, festival de música regional, programa de calouros, atividades recreativas e esportivas. Mas o ponto alto era a Gincana, realizada sempre no dia 5, organizada pela própria comunidade, em parceria com diversas entidades, como Lions, Rotary, lojas maçônicas e outras.

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.